Cultura

Rui Catalão vai à Conquista de Ceuta no Bairro da Pasteleira através do teatro

  • Notícia

    Notícia

#Patricia_Almeida_Conquista_de_Ceuta.jpg

O Cultura em Expansão regressa no próximo sábado à Pasteleira e ao tempo da expansão marítima portuguesa, através de uma criação do dramaturgo Rui Catalão.

"Conquista de Ceuta", que é apresentado pelas 21,30 horas na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, com acesso livre, tem interpretação pelo próprio Rui Catalão, que dispõe o público em palco como um grupo de excursionistas sentado nas fileiras de um autocarro.

Segue-se uma viagem pela memória, em que a História de Portugal é revista à luz de acontecimentos anedóticos que desmentem a grandiosidade sugerida pelos livros de História. A intimidade e os objetivos bem mais terra-a-terra das suas personagens devolvem-nos, não os atos heroicos de um passado distante, mas a herança mais recente do país como ainda existe.

A expansão marítima portuguesa teve início em Ceuta e esta "Conquista de Ceuta" é também um regresso à história, à história recente de que somos os herdeiros diretos.  

Produzido pelas [PI] Produções Independentes e Tânia M. Guerreiro, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Festival Temps d'Images, o espetáculo integra o projeto de teatro Arena do Cultura em Expansão.

Pode visionar etapas deste quarto ano do programa municipal aqui e acompanhar a programação através do facebook.

Consulte ou descarregue a programação completa nesta ligação.

//

30 SETEMBRO | 21H30

CONQUISTA DE CEUTA

Criação e interpretação: Rui Catalão

Produção: [PI] Produções Independentes / Tânia M. Guerreiro 

Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian e Festival Temps d'Images

90 minutos | M12

Acesso livre

Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres Rua Gomes Eanes de Azurara, 129