Sociedade

Proteção Civil emite avisos sobre chuva forte e vento

  • Notícia

    Notícia

#mno_chuva_vento_fortes.jpg

O Departamento Municipal de Proteção Civil (DMPC) emitiu um aviso sobre a possibilidade de ocorrência de condições meteorológicas adversas, nomeadamente precipitação forte e persistente e vento que pode ser também por vezes forte, a partir da tarde de hoje.

Segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as previsões de períodos de chuva forte e persistente para o início da tarde desta quarta-feira agravam-se a partir das 18 horas, o que originou o Aviso Laranja em vigor até às 6 da manhã de quinta-feira. Nessa altura, o nível desce para Amarelo até às 9 horas, devendo a ocorrência de precipitação aligeirar-se bastante.

Entretanto, as previsões apontam também para vento fraco a moderado de sul, mas que poderá soprar por vezes vorte e até 40 km/h.

Face a esta situação, a Proteção Civil está a difundir conselhos sobre medidas preventivas de proteção, nomeadamente devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água, de cheias rápidas e inundações, danos em estruturas montadas ou suspensas, queda de árvores ou ramos e instabilidade de terrenos em taludes.

Assim, este serviço municipal recomenda a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência, a par da evitação do estacionamento ou circulação em zonas arborizadas e ao reforço da fixação de estruturas.

Em caso de emergência, contacte o "112" ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.
Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 10/2019.