Sociedade

Previsões de vento forte e agitação marítima põem o Porto sob aviso amarelo

  • Notícia

    Notícia

#fib_agitacao_maritima_02.jpg

A Proteção Civil Municipal avisou para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, nomeadamente ventos fortes, aumento da agitação marítima e chuva.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, passando a aguaceiros, vento forte com rajadas até 75 km/h e um aumento da agitação marítima até ao meio do dia de domingo.

Assim, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções e apela ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes. Chama ainda especial atenção à circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes.

O período mais crítico ocorrerá entre as 00h00 e as 18h00 de domingo, dia 20.

A Câmara do Porto, através do departamento de Proteção Civil, está a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos que julgue necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 01/2019.

Em caso de emergência, contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.