Política

Presidente de Angola visita o Porto nesta sexta-feira

  • Notícia

    Notícia

#Oficial_Joao_Lourenco_01.jpg

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, que hoje se encontra em Lisboa no âmbito da sua primeira visita de Estado a Portugal, desloca-se amanhã ao Porto e é recebido por Rui Moreira nos Paços do Concelho, às 10,45 horas. Durante a sessão solene, que também será acompanhada pelo primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Câmara do Porto entregará a João Lourenço as chaves da cidade.

O programa da visita oficial do Presidente da República de Angola à cidade do Porto começa com uma receção na Câmara Municipal.

À chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, dá as boas-vindas ao Chefe de Estado angolano. A comitiva segue depois para os Paços do Concelho onde João Lourenço, acompanhado pelo primeiro-ministro, é recebido, às 10,45 horas, pelo presidente da Câmara do Porto e por todo o Executivo municipal.

A cerimónia protocolar, reservada a convidados, decorre no Salão Nobre do Município e será durante esta ocasião que Rui Moreira vai entregar ao Presidente da República de Angola as chaves da cidade.

Após este momento, João Lourenço assinará o Livro de Honra na Sala D. Maria. Na despedida, é novamente saudado pela Guarda de Honra do Corpo do BSB (Batalhão de Sapadores Bombeiros) do Porto.

O Chefe de Estado Angolano seguirá depois para o Palácio da Bolsa, onde está agendada uma reunião entre membros dos governos de Portugal e de Angola, bem como a assinatura de acordos. A este momento sucede-se a participação na sessão de encerramento do Seminário Empresarial Angola-Portugal, na Alfândega do Porto.

João Lourenço almoça com empresários portugueses e angolanos naquele edifício, antes de regressar a Lisboa.