Cultura

Porto promove em Madrid os seus autores e literatura

  • Notícia

    Notícia

Rui Moreira está esta sexta-feira em Madrid para promover junto do público espanhol a Feira do Livro do Porto, que se repete de novo em setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal. A oportunidade foi o convite lançado pela Feira do Livro de Madrid à cidade do Porto, para estar presente naquele que é um dos dois grandes eventos do género na Europa.

A Câmara do Porto preparou um stand distintivo dos restantes, que assim chamará à atenção para a presença da cidade na feira da capital espanhola. O Presidente da Câmara participa com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de abertura onde espera divulgar a tradição da escrita lusófona, e os autores do Porto, assim como a importância da cidade para a cultura literária nacional e internacional, no passado e no presente.

Da programação que o Porto leva até Madrid, destacam-se os 150 anos do nascimento de Raul Brandão, que são comemorados com uma sessão no Pavilhão de Portugal, às 18 horas, em que participaram o poeta Nuno Júdice e a ensaísta e investigadora Maria João Reynaud. Na ocasião, será também lançada uma edição especial em castelhano da obra-prima de Raúl Brandão "Húmus", que parte da edição castelhana traduzida por Ignasi Ribera i Rovira, de 1923, e que, em simultâneo, é uma homenagem ao autor, à longevidade cultural da obra e à sua única edição espanhola.

O convite para que o Porto participasse no certame espanhol foi lançado pela Embaixada de Portugal em Madrid e concretiza-se, além da presença do stand que terá à venda obras de autores portuenses e edições da autarquia, por sessões especiais, que evocarão dois dos maiores escritores portugueses, ambos nascidos e criados no Porto: Sophia de Mello Breyner Andresen e Raul Brandão.

Depois de três edições com organização da Câmara do Porto, com grande sucesso, a edição 2017 da Feira do Livro do Porto promete uma programação ainda melhor e dá, desta forma, os primeiros passos numa verdadeira internacionalização do evento.

Debates, sessões de palavra dita, cinema e uma exposição de arte contemporânea fazem parte do programa, que acontece em setembro e que o presidente da Câmara apresenta em Madrid.