Sociedade

Porto espera final com dispositivo inédito na Avenida dos Aliados

  • Notícia

    Notícia

O Porto está à espera da final do Europeu com grande entusiasmo e alegria. O dispositivo que nos anteriores jogos esteve montado na Avenida dos Aliados quadruplicou, a Câmara iluminou-se e agora só já falta mesmo o futebol.

Além do ecrã que desde o início do campeonato permitiu a milhares de pessoas assistir na rua ao desempenho da Seleção, hoje haverá mais três montados nos Aliados. Um deles é maior do que o primeiro e estará mais junto do edifício da Câmara Municipal, os outros dois fazem da parte inferior da avenida e da Praça da Liberdade mais um estádio, com dois ecrãs, um de cada lado.

Também o edifício está desde ontem à noite pronto para a final, vestido de verde e vermelho e cheio de vontade de entrar na festa, graças à luz que o "veste" com as cores de Portugal.

Rui Moreira, o presidente da Câmara, assina hoje no Correio da Manhã uma crónica, onde elogia Fernando Santos, Ronaldo, Patrício e Renato Sanches, entre outros, lembrando que "pela primeira vez, temos um grande treinador, e isso faz a diferença". O autarca, que já foi comentador desportivo mas deixou a função antes de se tornar presidente da Câmara do Porto, diz acreditar na vitória, mas desdramatiza em caso de derrota: "No desporto por equipas, o importante é que o todo transcenda a soma das partes. Já conseguimos tudo isso. Hoje à noite, quando o jogo acabar, veremos quem ganhou. Sim, podemos ganhar, queremos vencer. Vencer não é igual a perder e todos nós queremos saborear a vitória. Mas, qualquer que seja o resultado, não se esqueçam, por favor, das alegrias que esta Seleção nos deu, do orgulho que devemos sentir, enquanto portugueses."

Também as televisões vão estar muito atentas ao que se passa na Avenida dos Aliados, com destaque para a SIC que voltará a fazer o programa "pré-match" a partir da varanda onde outrora o FC Porto festejou os seus títulos e que hoje, a partir das 16 horas, volta a ser palco para conversas com vários convidados, antes do jogo, à semelhança do que já sucedera antes do Portugal - País de Gales.

Agora, só já falta mesmo a bola rolar em Paris e a festa nos Aliados e em toda a cidade onde houver um portuense. Não esquecer que, também junto ao edifício transparente, na Foz, existe um "estádio" onde também pode assistir à partida.