Sociedade

Porto aprende com Shenzhen que já tem frota de autocarros 100% elétrica

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto visitou ontem a sede da Shenzhen Bus Group, que opera uma frota totalmente elétrica de autocarros e táxis na cidade chinesa considerada como um dos melhores exemplos de smartcity em todo o mundo.

Aquela empresa chinesa opera mais de 12 mil autocarros e 23 mil táxis, que servem uma população de quase 20 milhões de pessoas. Desta forma, Shenzhen deixou de ter transportes públicos movidos a combustíveis fósseis.

A visita de Rui Moreira dá-se a menos de dois meses de a STCP passar em definitivo para a gestão municipal e quando a empresa portuguesa também já está em transição para energias mais limpas.

A gestão da frota e de toda a operação, através de aplicações digitais de última geração, ocupou a maior parte da visita à sede da empresa chinesa, que consegue monitorizar em tempo real todos os veículos e o comportamento dos seus motoristas, assim como intervir para corrigir problemas e eliminar pontos negros e incidentes.

Cada autocarro está equipado com sete câmaras de videovigilância que asseguram as condições da viagem, mas também do condutor. A empresa está a estudar a transição para veículos autónomos e tem já em desenvolvimento pequenos autocarros sem condutor para operar nas ligações de proximidade.

Rui Moreira visita Shenzhen no âmbito da cooperação que tem estabelecido com aquela cidade chinesa e a convite das autoridades locais. Ontem, foi recebido pelo presidente da Câmara e teve uma reunião de trabalho com o vice-presidente, que se deslocará ao Porto em dezembro.

Rui Moreira marcou também presença na Hi-Tech China Fair, a maior montra de tecnologia do oriente.