Sociedade

Parque da Pasteleira pronto para receber o Elétrico Porto Music Experience

  • Notícia

    Notícia

Chama-se Elétrico Porto Music Experience o novo festival que traz o mundo à cidade, leva a cidade ao mundo. Música eletrónica, sol e contacto com a natureza fazem o conceito de evento que nesta sexta-feira se instala por três dias no Parque da Pasteleira.

Se o cartaz musical é o prato principal, servido em palco com pista de dança, tudo o resto também conta para criar uma atmosfera cosmopolita com a energia portuense, convidando pessoas de todas as idades: à espera do público está uma zona com food trucks e outra de vinhos, área de conforto, um playground para os mais novos se divertirem, espaço de arte e cultura, mais uma zona onde se manifesta o ecossistema empreendedor do Porto.

Começando pela música, do line-up do festival constam Larry Heard (ou Mr. Fingers), Delano Smith, Nightmares on Wax, a escola de Chicago de Miss Honey Dijon, Peggy Gou, ZIP (Thomas Franzmann), fundador da mítica Perlon e um dos nomes mais respeitados do house minimal que pela primeira vez se apresenta no Porto, ou Fumiya Tanaka, o "Minamoto no Yoritomo" da eletrónica de dança japonesa.

Cristi Cons e Vlad Caia, com o projeto SIT, Joseph Seaton's e o seu alter-ego Call Super, Rhadoo, Sonja Moonear, DeWalta e Nicolas Lutz são outros nomes do cartaz. 

Na sexta-feira, para abertura, há um concerto de Dharum & Helder Pizzicato, dupla que este ano será responsável pelo encerramento do célebre Boom Festival, e a performance Raio de Sol.

Conte-se também com talentos nacionais, como o "Guru" Rui Vargas ou os jardins sonoros de João Maria, assim como os talentos locais de Gusta-VO, João Semedo, João Tenreiro, André Cascais, Vasco Valente, Mafalda e Diana Oliveira.

À música junta-se a sustentabilidade cultural, através da ligação a agentes culturais da cidade. Em parceria com a empresa JCDecaux e o espaço portuense Maus Hábitos, estará patente o projeto Mupi Gallery, que usa as estruturas dos mupis como instalação no parque para mostrar um conjunto de fotografias artísticas.

Outra presença confirmada é a do projeto Sábado-feira, que ao longo dos três dias promove uma feira de arte onde se pode encontrar trabalhos de fotografia, pintura, desenho, ilustração, pósteres, fanzines, publicações ou cerâmica, entre outros trabalhos de autor.

A celebração do poder da tecnologia é outro dos propósitos do festival, que vai juntar startups no Elétrico Press Start, em parceira com o The Next Big Idea. O principal destaque deste espaço será um podcast gravado ao vivo, o primeiro sobre inovação e empreendedorismo, em que um conjunto de fundadores de startups, investidores e parceiros de ideias vão contar a sua história.

O programa inclui ainda sessões de meditação diárias e um Sacred Dance Ritual, uma experiência única e rica em música eletrónica e étnico tribal, através da dança e estímulos sensoriais dos cinco sentidos. Cada participante será convidado a fazer uma viagem de olhos vendados e descalço, dançando ao som e ritmo de um DJ set.

O evento é organizado pela agência RDZ, o Indústria e a BySide, em parceria com a Câmara do Porto, através da empresa municipal PortoLazer.

As entradas custam 25 euros (bilhete diário) ou 60 euros (passe para três dias).

+Info: Elétrico Porto Music Experience

Horários

Sexta e Sábado: 14h00 - 1h00

Domingo: 12h00 - 22h00

Informa-se que, devido à realização do festival e por motivos de segurança, há alguns condicionamentos de trânsito a considerar, conforme aqui se expõe.