Cultura

Orquestra Metropolitana de Lisboa leva "O Messias" ao palco do Coliseu Porto

  • Notícia

    Notícia

#DR_coliseu.jpg

O Concerto de Natal do Coliseu Porto está marcado para a próxima segunda-feira, 18 de dezembro, às 21,30 horas. Em apresentação única, a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta "O Messias" de Händel. 

Sob a direção do maestro argentino Leonardo García Alarcón, ouvir-se-á uma das mais emblemáticas obras do repertório sinfónico. Nela se inclui a extraordinária música "Aleluia", que neste concerto é interpretada pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat, dirigido por Jorge Carvalho Alves.

São solistas Joana Seara (soprano), Carolina Figueiredo (mezzo-soprano), Marco Alves dos Santos (tenor) e André Henriques (barítono).

Escrita por Georg Friedrich Händel (1685-1759) e estreada na Páscoa de 1742, "O Messias" é, entre todas, a mais famosa das Oratórias. Sendo música sacra, não se destina ao ritual religioso; em vez disso, assemelha-se a uma ópera em versão de concerto. 

"Sem figurinos ou cenários, mas plena de teatralidade, na vez da previsível narrativa dramática em torno do nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo, surpreende com uma meditação profunda em torno da sua figura", tal como salienta o Coliseu Porto. A cenografia é de Fernando Marques de Oliveira.

Este será o segundo momento do ciclo de três concertos de orquestra resultante da parceria artística entre o Coliseu Porto e a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Informação sobre o Concerto de Natal e bilhetes no website do Coliseu Porto.

Aproveite e recorde "Aleluia":