Sociedade

No edifício da Alfândega já está instalado o ambiente da 14.ª Maratona do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_14_EDP_Maratona_Porto_01.jpg

A 14.ª Maratona do Porto realiza-se no domingo, mas já se respira o ambiente da prova. Abriu hoje de manhã, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a Expo Maratona, um espaço preparado para receber os milhares de atletas, nacionais e estrangeiros, profissionais e amadores, que se juntam no evento. 

Aberta hoje (até às 19 horas) e amanhã (10-19 horas), a Expo Maratona "é o local preparado para bem receber os atletas", indica a Runporto, entidade organizadora da prova. Neste espaço são disponibilizados aos inscritos o kit de participante, toda a informação necessária a ofertas. 

No local é também possível a realização de inscrições de última hora (ontem, ao final do dia, havia ainda vagas para a prova rainha, de 42km, e a caminhada Fun Race, de 6km; a Family Race, prova dos 15km, já esgotara).

Uma feira dedicada ao "running", conferências e conversas informais, entre outras iniciativas, fazem parte do programa à disposição da "imensa família" da 14.ª Maratona do Porto, evento que no domingo, a partir das 9 horas, decorre entre Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Com cerca de 15 mil atletas aguardados, incluindo grandes nomes da modalidade ao nível global, a prova conta com vários pontos de animação ao longo do percurso. 

Constrangimentos de trânsito

Aquela que é já considerada uma das maratonas mais bonitas do mundo percorre a linha atlântica e fluvial da cidade. Devido à sua realização, impõem-se alguns constrangimentos de trânsito, designadamente o encerramento da marginal, desde a Rotunda da Anémona até à Rua de Sabrosa (antes da Rotunda do Freixo), das 8 às 17 horas de domingo.

Lembra-se que os condicionamentos previstos obrigam, também, a alterações de percurso dos autocarros da STCP.

Conforme o plano de mobilidade criado para o evento, é de salientar que a modalidade "park and ride" será aplicada no parque de estacionamento da Casa da Música, onde será possível estacionar o carro por 0,95 euros, por um período de 12 horas, e apanhar um dos autocarros da STCP que levam até ao local da prova.