Cultura

Natal anda pelas ruas com música, teatro e animação

  • Notícia

    Notícia

O Natal anda pelo Porto de mãos dadas com muita animação para todas as idades. Se as compras da época são inevitavelmente uma das principais atrações que trazem muita gente à Baixa, a árvore gigante em frente ao edifício da Câmara do Porto continua a ser ponto de paragem obrigatório e local para registar muitas memórias.

É também no cenário mágico do interior da Árvore de Natal que acontecem as sessões de contos e marionetas para os mais novos. O programa inclui contos de Natal, criados e interpretados por Saphir Cristal, e ainda teatro de marionetas, da autoria do projeto Historioscópio.

Abriu também portas neste fim de semana a Casa da Brincadeira, localizada em plena Avenida dos Aliados. A loja da Ergovisão está transformada num espaço lúdico onde crianças e adultos têm liberdade para inventar e construir. Há mais oficinas programadas para dias 15, 16, 22 e 23, sempre entre as 11 e as 13 horas ou as 15 e as 19 horas.

A música e os cânticos natalícios são uma das propostas de animação de rua que vai continuar nos próximos dias. No último sábado, o ciclo Natal à Porta esteve na escadaria da Igreja de Santo Ildefonso com o grupo Pop Up - Vozes Portáteis e o coro 8 por 4 percorreu as ruas da Baixa a cantar um repertório eclético e alusivo à quadra festiva. No domingo, as escadarias voltaram a ser palco de outro concerto e, desta feita, ouviu-se canto lírico interpretado pelo trio Ópera de Bolso.

De outros sons também se faz a festa com a música do tempo do vinil, da cassete e do CD a soar na Praça de Gomes Teixeira ("Leões"). O Flashback reaviva o repertório dos anos 70, 80 e 90 e no último sábado a seleção coube ao Dj Shuffle.

Na placa superior da Avenida dos Aliados, o público assistiu ao Natal a Rir, com um espetáculo de rua, sempre às 16,30 horas. No sábado, Daniel Gonçalves apresentou "Heaven", numa performance de circo para toda a família, onde um palhaço deambula pela vida, com equilibrismo, manipulação de objetos e muito humor. No domingo, Rui Macedo trouxe "El Gran Mago Baldiri", um solitário alfaiate que tenta realizar o seu sonho em ser um grande mágico.

No roteiro citadino, passagem incontornável pelas várias feiras e os mercadinhos de rua e as sempre atrativas pistas de gelo montadas nas praças de D. João I e de Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista).

Programação de Natal e Passagem de Ano do Porto:

para descarregar (pdf) | para folhear (issuu).