Cultura

Música e teatro de sombras no Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

#Ivo_Rodrigues_teatro_sombras.jpg

Ivo Rodrigues

O programa municipal Cultura em Expansão apresenta dois novos espetáculos, na Bouça e em Miragaia, neste fim de semana. A entrada é gratuita mas o levantamento de bilhetes, a partir de duas horas antes da sessão, é obrigatório.

No sábado, dia 3 de outubro, às 21,30 horas, Mary Ocher apresenta um concerto na Associação de Moradores do Bairro da Bouça. Com um trabalho apaixonado, descomprometido e cru, a compositora, intérprete, poeta e artista visual tem vindo a afirmar-se pela singularidade com que percorre a folk tradicional e o garage dos anos 60, as vozes etéreas e os sintetizadores abstratos, a pop-experimental e os ritmos africanos e sul-americanos. Assente numa postura provocatória, insurge-se contra a corrente social, lidando com temas como a autoridade, a identidade e o conflito.

No dia seguinte, domingo, às 11 horas, o Auditório do Grupo Musical de Miragaia recebe "Tenshô", um teatro de sombras da artista plástica Beniko Tanaka. Inspirado no livro "Do Japão para o Alentejo" de Tiago Salgueiro, a peça relata a história dos primeiros portugueses a chegar ao Japão em plena época dos samurais, seguindo-se uma epopeia, que trouxe até à Europa os primeiros representantes do Japão em 1584 e os primeiros cristãos japoneses a Lisboa. Através da manipulação ao vivo de marionetas japonesas, "Tenshô" traz ao público um relato animado daquele que foi um verdadeiro choque de culturas.

Durante o mês de outubro, o Cultura em Expansão irá apresentar vários outros projetos, como os concertos de Lena d'Água na Pasteleira e Frankie Chavez com Peixe em Miragaia, ou o espetáculo de dança "Os Serrenhos do Caldeirão, exercícios em antropologia ficcional" de Vera Mantero e a última sessão de "Campanhã é a minha casa", ambos em Campanhã.

Todos os espetáculos da iniciativa promovida pelo Município do Porto têm lotação limitada e é obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo dois por pessoa) em cada local, a partir de duas horas antes do início da sessão.

A programação completa do Cultura em Expansão 2020, assim como todas as novas regras de acesso, pode ser descarregada AQUI e acompanhada na página oficial no Facebook e no Instagram.