Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Música abre hoje ciclo de eventos "Sophia e as artes"
16-11-2019
A Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) acolhe hoje, pelas 17,30 horas, a primeira conferência do ciclo "Sophia e as artes", de acesso gratuito, que assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Este ciclo, que vai prolongar-se por dezembro na BMAG e em Serralves, dá conta da atenção emocionada que a poetisa sempre deu às relações entre a arte da palavra e as outras artes. Por isso, aliás, é tão frequente na sua obra a convocação de referências artísticas.

Da música à dança, passando pela pintura, pela escultura ou pela arquitetura, a presença das artes é recorrente na sua obra, quer no plano temático quer a nível das formas e dos ritmos.

O ciclo "Sophia e as artes" é constituído por cinco sessões (16, 23 e 30 de novembro e 7 e 14 de dezembro). As quatro primeiras dedicar-se-ão a fazer dialogar a obra da poeta com uma arte, ou área artística: "Sophia e a Música"; "Sophia e a Dança"; "Sophia e as Artes Plásticas"; "Sophia e a Forma".

Para esse diálogo foram convidados dois oradores, especialistas na obra de Sophia e na arte escolhida para a respetiva sessão.

Uma performance das artistas ANGÉLICA E VUDUVUM - uma proposta inédita e concebida para esta comemoração - encerra o ciclo, que é organizado por Ana Luísa Amaral, Isabel Pires de Lima e Rosa Maria Martelo, com os apoios da Câmara do Porto, Museu de Serralves e Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

CALENDÁRIO:

16 de novembro, 17h30 - BMAG
"Sophia e a música"
Pedro Eiras | Amílcar Vasques-Dias
Moderação de Ana Luísa Amaral

23 de novembro, 17h30 - Auditório de Serralves
"Sophia e a dança"
Carlos Mendes de Sousa | Joana Providência
Moderação de Ana Paula Coutinho

30 de novembro, 17h30 - Serralves
"Sophia e as artes plásticas"
Maria Filomena Molder | Nuno Faria
Moderação de Isabel Pires de Lima

7 de dezembro, 17h30 - BMAG
"Sophia e a forma"
Maria Irene Ramalho | Teresa Andresen
Moderação de Rosa Maria Martelo

14 de dezembro, 17h30 - Auditório de Serralves
Performance
ANGÉLICA E VUDUVUM