Cultura

Música abre hoje ciclo de eventos "Sophia e as artes"

  • Notícia

    Notícia

#mno_Sophia.jpg

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) acolhe hoje, pelas 17,30 horas, a primeira conferência do ciclo "Sophia e as artes", de acesso gratuito, que assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Este ciclo, que vai prolongar-se por dezembro na BMAG e em Serralves, dá conta da atenção emocionada que a poetisa sempre deu às relações entre a arte da palavra e as outras artes. Por isso, aliás, é tão frequente na sua obra a convocação de referências artísticas.

Da música à dança, passando pela pintura, pela escultura ou pela arquitetura, a presença das artes é recorrente na sua obra, quer no plano temático quer a nível das formas e dos ritmos.

O ciclo "Sophia e as artes" é constituído por cinco sessões (16, 23 e 30 de novembro e 7 e 14 de dezembro). As quatro primeiras dedicar-se-ão a fazer dialogar a obra da poeta com uma arte, ou área artística: "Sophia e a Música"; "Sophia e a Dança"; "Sophia e as Artes Plásticas"; "Sophia e a Forma".

Para esse diálogo foram convidados dois oradores, especialistas na obra de Sophia e na arte escolhida para a respetiva sessão.

Uma performance das artistas ANGÉLICA E VUDUVUM - uma proposta inédita e concebida para esta comemoração - encerra o ciclo, que é organizado por Ana Luísa Amaral, Isabel Pires de Lima e Rosa Maria Martelo, com os apoios da Câmara do Porto, Museu de Serralves e Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

CALENDÁRIO:

16 de novembro, 17h30 - BMAG

"Sophia e a música"

Pedro Eiras | Amílcar Vasques-Dias

Moderação de Ana Luísa Amaral

23 de novembro, 17h30 - Auditório de Serralves

"Sophia e a dança"

Carlos Mendes de Sousa | Joana Providência

Moderação de Ana Paula Coutinho

30 de novembro, 17h30 - Serralves

"Sophia e as artes plásticas"

Maria Filomena Molder | Nuno Faria

Moderação de Isabel Pires de Lima

7 de dezembro, 17h30 - BMAG

"Sophia e a forma"

Maria Irene Ramalho | Teresa Andresen

Moderação de Rosa Maria Martelo

14 de dezembro, 17h30 - Auditório de Serralves

Performance

ANGÉLICA E VUDUVUM