Educação

Mostra SEI revela projetos e investigações da parceria entre dezenas de entidades

  • Notícia

    Notícia

Os trabalhos resultantes das parcerias promovidas pela Câmara do Porto com cerca de 30 entidades de ensino e investigação foram revelados na Mostra SEI - Sociedade, Escola e Investigação, que ontem terminou na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Integrada no programa Porto de Conhecimento, a iniciativa envolve a autarquia, 14 estabelecimentos de ensino básico e secundário da rede pública da cidade, 12 instituições de ensino superior público e 2 centros de investigação do Porto. O trabalho que realizaram ao longo do presente ano letivo - nomeadamente projetos, atividades e trabalhos de investigação desenvolvidos através dessas parcerias - constituem a Mostra SEI que, por sua vez, traduz a prioridade dada à Educação pelo Município do Porto.

Nesse sentido, o evento e o próprio Porto de Conhecimento, ao desenvolverem a proximidade e a criação de pontes entre os diferentes ciclos de ensino, "contribuem para para incentivar os jovens que frequentam as escolas do Porto a prosseguirem os estudos e até a carreira de investigador/a", como aponta o vereador da Educação, Fernando Paulo. O SEI proporciona ainda condições para que, de forma contínua e sistemática, se desenvolvam entre as escolas e instituições de ensino superior/centros de investigação atividades e projetos nas diferentes áreas científicas, alavancando assim o nível de conhecimento científico de toda a comunidade educativa.

Culminando o trabalho de vários meses, a Mostra SEI é o momento de apresentação pública e divulgação dos projetos e trabalhos científicos, das metodologias e métodos utilizados, dos resultados atingidos e conclusões. É também o momento privilegiado de partilha de saberes, experiencias e conhecimentos adquiridos entre todos os parceiros envolvidos no projeto SEI.

Com a realização do evento, os alunos envolvidos desenvolvem igualmente competências na área da comunicação (escrita e verbal), postura e saber estar, fundamentais para o seu futuro académico e profissional. Por exemplo, cada comunicação tem a duração máxima de 15 minutos, tal como nos congressos científicos.

Como recorda o vereador Fernando Paulo, além de se revestir de grande importância na disseminação do conhecimento científico, a concretização do projeto SEI constitui também um relevante contributo para o cumprimento das Metas da Estratégia 2020.