Sociedade

Mercado de Páscoa e outras propostas para visitar durante o fim de semana

  • Notícia

    Notícia

O novo Mercado de Páscoa é apenas um dos vários mercadinhos de rua que o Porto tem a funcionar durante este fim de semana, desde que as condições meteorológicas assim o permitam.

Na Praça da Batalha-se, instalou-se pela primeira vez o Mercado de Páscoa do Porto, seguindo a iniciativa que tanto sucesso teve naquele local durante a última quadra natalícia. Desta vez, a propósito da época pascal, o mercado de acesso livre reúne mais de 20 expositores com artesanato, produtos gastronómicos, brinquedos, artigos de moda e acessórios, entre outras ofertas.

A par deste mercado temático, há mais seis propostas que convidam a visitar outros espaços da cidade, sempre de acesso gratuito.
É o caso do Urban Market, que regressa ao jardim, desta vez na Praça do Infante Dom Henrique (em frente ao Mercado Ferreira Borges), e leva para a rua marcas, artistas, projetos de autor nas áreas do design de produto, de moda, ilustração, joalharia e street food, entre outros.  

Além disso, destaca-se um concerto, às 17 horas deste sábado, com Estrela Gomes, Jassy Covers & Trumpet Solos.

Na Praça de Parada Leitão, junto à Reitoria da Universidade do Porto, decorre até ao final da tarde de sábado o Mercado de Artesanato do Porto, onde pode encontrar as criações artesanais de cerca de 80 comerciantes regionais.

Mesmo ali pertinho, na Praça de Carlos Alberto, há Mercado Porto Belo. Entre as 10 e as 19 horas, não faltam opções de compras naquele que foi um dos primeiros mercados de rua a surgir na cidade e que foi beber inspiração ao famoso Portobello londrino.

Como este é o segundo sábado do mês, é também dia de Mercadinho dos Clérigos na Rua de Cândido dos Reis. Das 10 às 20 horas, a iniciativa volta a reunir uma oferta variada, desde artesanato, roupa e antiguidades até bijutaria, livros, brinquedos e produtos biológicos, entre outros artigos.

Por outro lado, como diz o ditado que "em abril há águas mil", a edição do Flea Market Porto prevista para o Campo Alegre teve em conta as previsões menos boas e saltou para o Silo Auto. Entre as 14 e as 19 horas de sábado, mais de 200 vendedores de artigos usados vão estar no sexto e sétimo pisos do parque de estacionamento municipal, que recebe já regularmente o encontro com os melhores compradores e vendedores dos mais variados objetos. A iniciativa inclui a habitual animação com DJs convidados e a melhor street food do Porto.

Já para os passeios domingueiros, existe a alternativa do Mercado da Alegria, que vai estar no Jardim do Passeio Alegre. O evento promove o trabalho de artesãos e vendedores locais com opções de bijutaria, joalharia, acessórios de moda e objetos de decoração, mas também salgados, compotas, queijos ou bebidas, entre outros produtos.