Urbanismo

Lançado concurso público para a construção de túnel no centro da cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_futuro_tunel_bolhao.jpg

O concurso para a construção do túnel que ligará as ruas do Ateneu Comercial e de Alexandre Braga foi lançado este mês de agosto. O investimento ronda os 3,5 milhões de euros e o prazo de execução é de um ano.

A empreitada visa a construção de um túnel que será aproveitado para acesso à cave logística do futuro Mercado do Bolhão, no seguimento das obras de restauro e modernização do centenário equipamento, iniciadas a 15 de maio.

Os trabalhos irão, desta forma, contribuir para a retirada de tráfego nas Rua do Ateneu Comercial do Porto e Rua de Alexandre Braga e, igualmente, facilitar as cargas e descargas inerentes à atividade comercial na zona envolvente ao Mercado. Uma vez adjudicada, a obra tem um prazo de execução de 365 dias.

A ligação à cave logística será feita pelo início da Rua do Ateneu Comercial, através de dois edifícios devolutos que a Câmara já adquiriu, até à Rua de Alexandre Braga.

De acordo com a entrevista que Francisco Rocha Antunes, do Gabinete do Mercado do Bolhão, deu ao Jornal Porto., a cave "vai ocupar o miolo do edifício com câmaras frigoríficas, armazéns, produção de gelo, e cargas e descargas. Contempla ainda uma zona de balneários e um espaço de separação e de tratamento dos resíduos".

Melhores acessos possibilitarão, assim, alargar a área de influência do restaurado Mercado do Bolhão.

Dias antes das obras de restauro terem iniciado, no dia 2 de maio foi inaugurado o Mercado Temporário do Bolhão, a escassos 200 metros de distância do centenário equipamento (Rua Fernandes Tomás, n.º 506/508). O local, para onde transitou a maior parte dos comerciantes e inquilinos, oferece condições de excelência  para a continuidade das suas atividades durante o período estimado de dois anos de obra.