Desporto

Jogos do Eixo hoje nos Aliados

  • Notícia

    Notícia

A Avenida dos Aliados é hoje, pelas 16,30 horas, palco para a cerimónia de abertura dos Jogos do Eixo Atlântico, que a Frente Atlântica do Porto acolhe nas três cidades que a constituem. Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia vão assim organizar e acolher simultaneamente a competição, lançada em 1995 e realizada a cada dois anos.

A 11.ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico será a mais participada de sempre, com um total de 1800 desportistas já confirmados, em representação de 16 concelhos do norte de Portugal e de 12 da região da Galiza. O evento terá lugar entre os dias 5 (domingo) e 10 de julho (sexta-feira) nos três municípios que constituem a Frente Atlântica do Porto.


A aproveitar as excelentes infraestruturas para a prática desportiva das três cidades, esta competição itinerante divide-se por sete modalidades: andebol, atletismo, basquetebol, futebol de 7, natação, voleibol e, em estreia, ténis. É de salientar que, ao atletismo adaptado - desde há várias edições incluído no programa competitivo -, se junta- agora também a natação adaptada.


Em termos de distribuição geográfica, a cidade do Porto acolherá as provas de ténis (Complexo Desportivo do Monte Aventino) e de atletismo cross (Parque da Cidade). Por sua vez, em Vila Nova de Gaia serão disputadas os jogos de futebol 7 (Estádio Municipal do Parque da Cidade e Estádio do Valadares FC) e de andebol (Pavilhão Municipal de Gaia), enquanto em Matosinhos terão lugar as provas de atletismo em pista e atletismo adaptado (Pista de Atletismo de Leça da Palmeira), Natação e Natação Adaptada (Piscina da Senhora da Hora), voleibol feminino (Nave Ilídio Ramos), basquetebol feminino (Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira) e basquetebol masculino (Pavilhão Municipal Guifões).


Iniciativa do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, associação transfronteiriça que engloba 34 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza, os Jogos do Eixo Atlântico estão vocacionados para a promoção do desporto, convivência entre os jovens e também para um maior conhecimento entre os cidadãos das duas regiões.


Pela sua longevidade e alta participação, o evento constitui atualmente um referente singular da prática do desporto transfronteiriço na Europa, mobilizando mais de 1800 jovens de 28 cidades portuguesas e espanholas.