Cultura

Galeria Oitavo transforma Hospital de Crianças Maria Pia em sala de exposições

  • Notícia

    Notícia

A partir de 1 de julho e sob o título "Déjà-vu", o palacete principal do antigo Real Hospital de Crianças Maria Pia, localizado na Rua da Boavista, recebe a iniciativa da galeria Oitavo, que reúne trabalhos de MaisMenos, Coletivo Rua, Júlio Dolbeth, Grandpa's Lab & Monika Reut, Vasco Mendes, Moura Relvas & Rita Vila-Chã, José Augusto Martins, Mariana Baldaia, Coletivo D-Frente, Joana Fraga, Ana Aragão & Mariana Sendas, Inês Peres, Rita Castro Neves, Daniel Moreira, Conceição Campos e Indio Kurtz.

A ideia partiu de um convite da Associação do Hospital de Crianças Maria Pia e o tema da exposição vai ao encontro do espaço do hospital, que deixou de ter o uso para que foi destinado, sendo tarefa dos artistas explorar o tema e correlacioná-lo com o contexto socioeconómico presente.

A pô-la em prática está a galeria Oitavo, um projeto que nasceu em janeiro passado no apartamento da arquiteta Rita Vila-Chã, no centro do Porto, em parceria com o cineasta Francisco Moura Relvas e a designer Joana Fraga. Tem vindo a pôr em prática um conceito de exploração das potencialidades de uma habitação enquanto espaço expositivo, questionando os seus limites: onde acaba e começa a galeria.

Na primeira das três exposições multidisciplinares já promovidas pela galeria Oitavo, os trabalhos de dezena e meia de autores ocuparam todos os compartimentos do apartamento e, sob o tema "In.formalidades", exploraram os conceitos formal e informal, questionando os seus enquadramentos na sociedade atual e levando os visitantes a experienciar esta dicotomia no conceito casa-galeria.

Seguindo a mesma filosofia, "Déjà-vu" vai instalar-se no edifício do Hospital Maria Pia, que se encontra em reabilitação, e incluirá projeções de vídeo e video mapping.