Cultura

Festival BEAST exibe a partir de sábado novidades do cinema de Leste

  • Notícia

    Notícia

Marija Kavtaradze_Opening Film12.jpg

O BEAST Festival Internacional de Cinema volta a fazer luz sobre a paisagem cinematográfica da Europa de Leste, a partir do próximo sábado, dia 28, apresentando as novidades em diversas salas da cidade.

Dos Balcãs aos países bálticos, numa viagem pelo pós-comunismo, o BEAST abriu a janela para 21 países, representando-os de forma única com foco nos novos trabalhos, novos talentos e apresentando as novas caras do Novo Leste.

O festival faz assim a ligação entre a cultura contemporânea da Europa de Leste e Portugal, mostrando cinema e disponibilizando um extenso programa com atividades paralelas, como
exposições, masterclasses, oficinas e eventos centrados na indústria cinematográfica. 

A estrutura do BEAST IFF é desenhada de forma a ser uma coleção diversa de filmes pela
Competição Oficial e pelos programas especiais como País Foco (desta vez é a Lituânia), Portuguese Abroad ou BEAST KIDS, que ajudam a trazer uma experiência alargada e uma seleção completa até aos grande ecrãs do Porto. 

O BEAST Festival Internacional de Cinema exibiu já mais de 150 filmes (curtas, médias e longas metragens), muitos em estreia portuguesa, europeia ou mundial, em sete categorias, mais de 60 sessões de cinema com lineups especiais de convidados nacionais e internacionais. 

A nova edição decorre até a 6 de Outubro com exibições no Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e Biblioteca Municipal Almeida Garrett e eventos paralelos em variados espaços.
A sessão de abertura é com "Summer Survivors", da lituana Marija Kavtaradze, às 21,30 horas de sábado no Cinema Trindade. 

Consulte o programa completo.