Sociedade

Facebook lança guia do Porto feito pelas comunidades da cidade

  • Notícia

    Notícia

O Facebook lançou hoje um guia das comunidades do Porto. Trata-se de recomendações de 22 comunidades presentes nesta rede social, que selecionaram como e onde percorrer a cidade.

O Guia do Porto tem por base Páginas e Grupos de Facebook dedicados a cada assunto específico, numa variedade tão grande como a gastronomia ou filosofia, entre outros.

Esta edição tem o apoio da autarquia e é já o segundo do género lançado pela rede, depois do primeiro ter focado Lisboa, celebrando as comunidades com histórias das pessoas que vemos diariamente a percorrer a cidade, que se juntam a outras pessoas do Porto no Facebook para partilhar interesses comuns e encontrarem-se pessoalmente.

Essas comunidades fazem parte das mais de 1,4 mil milhões de pessoas que todos os meses utilizam os Grupos do Facebook e se conectam para partilhar interesses e preocupações, encontrar apoio para causas e fazer parte de atividades que têm um impacto realmente positivo nas nossas vidas.

Sendo o Porto uma cidade num momento de particular ebulição, um ponto turístico aclamado pelo mundo fora e ao mesmo tempo um espaço com uma complexa história social e urbana, esta dicotomia presente no dia-a-dia é refletida no novo Guia, que apresenta as comunidades fervorosamente dedicadas à história esquecida e as que procuram os novos espaços que estão a alterar a paisagem da cidade. Esta edição pretende mostrar o Porto através da experiência, dividida entre o passado e o futuro, uma perspetiva atual da cidade com contexto histórico.

Entre as comunidades presentes no guia, que recomendaram espaços e experiências do Porto consoante os seus interesses, destacam-se:

- Preencher Vazios - Joana de Abreu tem uma missão: preservar os azulejos de rua. O método é simples e eficaz. Através de intervenções artísticas preenche os espaços vazios nas fachadas com novos azulejos e frases de escritores portugueses. Ao chamar atenção para os pequenos detalhes que nos rodeiam, espera sensibilizar a população para o património da cidade.

- Porto Desaparecido - O entusiasmo pela História, pelos vestígios do tempo, levaram Manuel de Sousa a criar esta comunidade em 2012 e, apenas um ano depois, a receber a Medalha Municipal de Mérito pela Câmara do Porto. A comunidade nasceu da convicção de que a melhor forma de entender a cidade em que vivemos é através do conhecimento da História.

- VeganHood - Sara Martins e Rita Duarte têm voz ativa na comunidade vegetariana. Através de ações de rua, de palestras e do Facebook, as duas amigas difundem a prática de veganismo no norte de Portugal. Hoje, lutam também pelos direitos dos animais convidando todos a tentar o Desafio Vegetariano.

- Clube Filosófico do Porto - Tomás Magalhães Carneiro, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, Tiago Sousa, da Universidade do Minho, e Rui André Lopes, do Instituto Superior Politécnico Gaya, decidiram criar uma associação para quem partilha o gosto pela filosofia. Refletindo na origem urbana desta arte, o objetivo ambicioso do Clube é aproximar novamente a filosofia da cidade.

- Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda - A Rua de Miguel Bombarda é uma artéria vital da cidade, impulsionada pelas galerias de arte e projetos comerciais alternativos. Em 2007, estes espaços decidiram unir-se em parceria com a Câmara nos eventos bimestrais "Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda". Ana Alves da Silva trata da comunicação destes eventos e é uma das responsáveis por transformar esta outrora esquecida rua numa artéria vital.

- Vinho, saber provar! - Não há maus vinhos; existem paladares diferentes. Quem o defende é Duarte Costa Pereira, engenheiro agrícola pós-graduado em Enologia. Além de supervisor de Prova Sensorial, é formador de vinhos. Nos tempos livres, partilha o seu conhecimento nesta página.

O Guia do Porto reúne algumas das melhores dicas e recomendações para ficar a conhecer os segredos mais bem guardados da cidade. Foi desenvolvido com conteúdo exclusivo e inspirador por quem melhor a conhece, as próprias comunidades locais do Facebook, e destina-se tanto a quem seja portuense como a quem esteja de visita ou pretenda mudar-se para a cidade.

O Guia do Porto está disponível em https://cityguides.fb.com/ e em vários pontos de turismo da cidade.
Pode também ser descarregado em formato .pdf.