Cultura

Exposição evoca memória do cineasta Manoel de Oliveira em 40 caricaturas

  • Notícia

    Notícia

XVPC_MOliveira.jpg

Cerca de 40 caricaturas do cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015) vão estar em exposição no Península Boutique Center, no Porto, a partir deste sábado e até 11 de março.

A mostra, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), baseia-se no Prémio Especial de Caricatura dedicado a Manoel de Oliveira no XV PortoCartoon-World Festival. As obras pertencem a artistas de diferentes países, tais como Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, Irão, Itália, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Em 2013, a figura de Manoel de Oliveira e a do Nobel José Saramago constituíram o mote para o MNI lançar um novo Prémio relacionado expressamente com a caricatura. Nesta linha, as escolhas subsequentes destacaram Nelson Mandela, Siza Vieira, Sara Sampaio, Chaplin e, em 2017, António Guterres e Pablo Picasso. Para 2018 foram apontadas as figuras de Amália Rodrigues e Woody Allen para serem caricaturadas pelos artistas de todo o mundo.

Esta exposição representa a sétima evocação feita pelo Museu Nacional da Imprensa ao cineasta e ao seu trabalho. Em 2013, Manoel de Oliveira recebeu em sua casa os principais vencedores do XV PortoCartoon e, divertido, apreciou as diferentes caricaturas. Aquando da celebração dos 100 anos do cineasta foi realizada uma ampla exposição sobre a sua vida e obra.