Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Alunos foram ao Parlamento Europeu
12-04-2016

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade esteve em Bruxelas, na passada semana, onde ficou a conhecer um pouco melhor o funcionamento das Instituições Europeias.


No primeiro dia da visita, o grupo composto por alunos surdos, professores, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e técnicos da autarquia foi recebido pelo Serviço de Visitas da Comissão e assistiu a duas sessões de informação sobre a História e o funcionamento da União Europeia e sobre o programa Erasmus+.


De tarde, a comitiva esteve o Parlamento Europeu, assistiu a uma breve sessão sobre o funcionamento daquela instituição e visitou o Hemiciclo, onde tiveram a oportunidade de se encontrarem com a eurodeputada Marisa Matias.


No segundo dia estava prevista a ida ao Comité Económico e Social Europeu, onde os alunos se encontrariam com o vice-presidente Gonçalo Lobo Xavier e apresentariam um trabalho em vídeo sobre os valores europeus. Esta visita teve que ser cancelada por causa da alteração dos horários e locais de partida dos voos para Portugal, depois dos ataques terroristas em Bruxelas no mês de março.


Desta visita resultará a edição de uma publicação informativa para jovens sobre o funcionamento institucional da União Europeia e a sua influência no dia-a-dia dos cidadãos.


A oportunidade desta deslocação a Bruxelas foi concedida pela Comissão Europeia depois de ter tido conhecimento do trabalho desenvolvido por este grupo de alunos. A Câmara do Porto, através do Europe Direct Porto, tem abordado as questões da integração europeia com este grupo no contexto da iniciativa "A Europa vai à Escola!".


No ano letivo 2015/16 estão a ser realizadas mais de 120 sessões informativas no espaço de aula, com cerca de cinco mil alunos de nove cidades da Área Metropolitana do Porto.