Educação

Estão abertas inscrições para o programa de capacitação Power Code

  • Notícia

    Notícia

#fib_forum_competencias_digitais.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto prepara-se para lançar o Power Code, um programa de capacitação para o desenvolvimento de competências em programação, tendo em vista a reconversão profissional de públicos desfavorecidos, especialmente jovens em situação NEET (Not in Education, Employment, or Training - nem estudam, nem trabalham) e desempregados de longa duração, de forma a potenciar o seu (re)ingresso profissional no mercado de trabalho. As inscrições estão a decorrer.

O Power Code consiste num processo de capacitação, de natureza intensiva, com a duração de quatro meses, através do qual 15 participantes vão ter formação em bases de código e programação, essenciais para se tornarem programadores qualificados.

O programa de capacitação inclui também o apoio aos participantes na organização dos respetivos currículos, portfólios e outros documentos de apresentação, sendo igualmente traçados perfis individualizados para facilitar o matching (correspondência) entre os participantes e os potenciais empregadores.

Esta iniciativa visa, ainda, responder à necessidade da cidade de formar profissionais na área das Tecnologias de Informação, decorrente do aumento de ofertas de emprego nestas áreas profissionais.

O período de inscrições está a decorrer, uma vez que o início do programa está previsto para o mês junho, após uma fase de pré-seleção de candidatos. O processo de seleção contemplará três momentos: validação dos critérios de acesso; prova de seleção que incide sobre a motivação dos candidatos e as suas soft skills (competências interpessoais) e um assessment (avaliação), em que serão avaliadas as competências técnicas dos candidatos.

Para a inscrição, os candidatos deverão cumprir os seguintes critérios:

- Jovens em situação NEET (até aos 29 anos) ou desempregados de longa duração;

- Residência na cidade do Porto;

- 12.º ano;

- Bons conhecimentos de Inglês;

- Capacidade para trabalhar em equipa;

- Capacidade para receber e dar feedback;

- Vontade em aprender coisas novas;

- Ser humilde;

- Não procrastinar;

- Ter espírito de entreajuda.

A inscrição pode ser feita AQUI. Para mais informações, contacte a equipa da Cidade das Profissões, através do 223 392 360 ou cidadedasprofissoes@cm-porto.pt.

Face à implementação do plano de contingência motivado pela Covid-19 e ao posterior plano de desconfinamento esta ação de capacitação será realizada através de plataformas digitais, retomando-se a iniciativa em formato presencial assim que seja possível.

Esta iniciativa está enquadrada no âmbito do programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa - candidatura da Câmara do Porto ao Programa Operacional Regional do Norte - NORTE 2020, com o objetivo de promover a inclusão social e contribuir para a diminuição da pobreza e do desemprego nos territórios mais vulneráveis do concelho do Porto.