Urbanismo

Escola de Arquitectura do Porto inspira especialistas reunidos para conferência internacional na cidade

  • Notícia

    Notícia

A cidade do Porto é palco da conferência internacional "Arquitetura na Era da 4.ª Revolução Industrial", organizada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), até à próxima sexta-feira, dia 13. A receção aos participantes do encontro, académicos e especialistas de diferentes nacionalidades, decorreu na Câmara do Porto.

Cerca de uma centena de arquitetos de todas as latitudes foram recebidos no átrio dos Paços do Concelho no final da tarde desta quarta-feira, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e pelo vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, no âmbito da Conferência Internacional encetada por duas associações de referência na área de arquitetura e tecnologias digitais, nomeadamente a eCAADe (Europa) e a SIGraDi (Iberoamérica).

O presidente de Câmara saudou a escolha da cidade para a concretização do evento, certo de que também sobre ela pendeu o prestígio mundial da "ótima Escola de Arquitetura do Porto", com "muita tradição na formação de arquitetos" e de onde saíram dois prémios Pritzers, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.

Fazendo votos de que as jornadas de trabalho sejam proveitosas, por outro lado, Rui Moreira não resistiu e desafiou os conferencistas a também "aproveitarem o que a cidade tem para oferecer", num ambiente seguro, confortável e interessante.

O tema da conferência internacional "Arquitetura na Era da 4.ª Revolução Industrial", que é organizada em parceria com a Câmara do Porto, constitui uma oportunidade única para contactar com o trabalho avançado desenvolvido pela comunidade científica daquelas duas associações e refletir sobre as mudanças operadas na disciplina da Arquitetura perante a emergência das tecnologias digitais.

O programa articula debates, palestras, workshops e sessões plenárias sobre a temática da conferência e decorre nas instalações da FAUP e no Auditório do Teatro Campo Alegre.

Uma outra dimensão da conferência prevê a realização de visitas e passeios pela cidade.

Na FAUP, são esperados cerca de 300 participantes e convidados de diferentes nacionalidades, entre docentes, investigadores, profissionais e estudantes de arquitetura.