Sociedade

Ecotrophelia regressa ao Porto com desafio ao empreendedorismo e inovação no agroalimentar

  • Notícia

    Notícia

#DR_ecotrophelia_2019.jpg

A segunda fase do roadshow Ecotrophelia Portugal começa nesta sexta-feira na cidade do Porto com a apresentação do Prémio aos estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Sob o lema "O futuro tem outro sabor", vai desafiá-los a porem a criatividade ao serviço da inovação em termos de produtos agroalimentares.

A partir das 15 horas, no Auditório FC3-120 da FCUP, o Prémio Ecotrophelia - organizado pela Portugal Foods com o alto patrocínio do Presidente da República e o apoio da Câmara do Porto, entre outros - é explicado ao detalhe. Desde logo, nos objetivos de promover a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar europeu, para o que organiza competições nacionais e europeias, sob o princípio de "Champions League", nas quais se integra o Prémio Ecotrophelia Portugal desde 2017.

Fomentar e catalisar dinâmicas colaborativas orientadas para os desafios de mercado e as necessidades do consumidor, em contextos multidisciplinares, é o princípio da ação deste projeto que pretende, a um tempo, mapear talento, desenvolver competências e valorizar conhecimento, potenciando a ligação academia/indústria.

As inscrições estão abertas até 13 de abril e a final da competição nacional deste ano está marcada para 26 de maio, na Casa do Vinho Verde. Integrará mostra interativa e degustação dos produtos finalistas, estando em causa prémios pecuniários de 2.000, 1.000 e 500 euros para os três primeiros classificados, além de que o vencedor terá presença assegurada na competição europeia e ainda consultoria de apoio ao desenvolvimento do seu projeto.

Em apenas três edições, o Ecotrophelia Portugal registou a participação de mais de 250 estudantes de mais de 45 cursos/áreas de conhecimentos e o desenvolvimento de 52 produtos, tendo envolvido para cima de 25 entidades do sistema científico-tecnológico e mais de 20 empresas.

Em termos europeus, onde está implantado em 17 países e conta já com 19 edições, o projeto foi participado por mais de 4 mil estudantes de mais de 500 instituições de ensino e atingiu para cima de 860 produtos eco-inovadores desenvolvidos, dos quais foram industrializados ou comercializados para cima de uma centena com o envolvimento de mais de dois milhares de empresas.

+info: ecotropheliaportugal.com