Ambiente

Dia Mundial do Cão é boa data para pensar em adoção responsável de um animal

  • Notícia

    Notícia

#mno_campanha_cao.jpg

O "melhor amigo do Homem" tem hoje o seu Dia Mundial e a data é mais do que apropriada para mimar o seu, se o tiver, ou pensar em ter um aproveitando a campanha de adoção responsável do Município do Porto.

Nesta época do ano em que acontecem mais abandonos de animais de companhia, atitude aliás criminalizada pela Lei n.º 69/2014, de 29 de Agosto (artigos 387.º e 388.º), a data especialmente dedicada ao cão é também oportunidade para o comportamento inverso. Ou seja, para pensar em adotar um cão pois é nesta altura que, para a maioria das pessoas, há mais disponibilidade de tempo e paciência para o período de adaptação necessário à chegada de um novo elemento lá a casa.

Lançada em janeiro de 2016, a campanha municipal incentiva a adoção responsável e oferece o serviço de esterilização aos donos de todos os animais adotados, o que corresponde a uma das medidas previstas no Plano Municipal de Controlo da População Animal de Cães e Gatos.

Ao concretizar o processo de adoção no Canil Municipal (para o qual a identificação eletrónica/microchip é obrigatória) é emitido um cheque-esterilização com a identificação do animal adotado.

O novo dono do animal deverá contactar a Clínica Veterinária da Universidade do Porto (ICBAS-UP) - com quem o Município já contratualizou previamente a prestação de serviço especializado - e agendar uma consulta pré-cirúrgica, mencionando que é possuidor de um cheque-esterilização facultado pelo Canil Municipal, tendo sempre em atenção a validade do mesmo.

O Canil Municipal está aberto de segunda-feira a sábado, na Rua de S. Dinis n.º 249, podendo obter informações na área que o site institucional da Câmara do Porto dedica à adoção de animais.