Cultura

Curso The Times(s) of Contemporaneity inaugura a 24 de julho o programa dos Colectivos Pláka

  • Notícia

    Notícia

Plaka_mupi.jpg

O primeiro curso dos Colectivos Pláka, programa que reúne grupos de reflexão e produção de pensamento sobre arte contemporânea e a prática artística, tem início já a 24 de julho com "The Time(s) of Contemporaneity". 

Com tutoria da historiadora e crítica de arte Claire Bishop (colaboradora regular da Artforum e professora no Graduate Center da Universidade de Nova Iorque) e do filósofo e também crítico de arte Nuno Crespo (diretor da Escola das Artes da Universidade Católica), este curso procura ser um espaço de reflexão e discussão sobre a ideia de contemporaneidade: quais as diferentes temporalidades na arte contemporânea e de que forma coexistem e/ou competem entre si?

"The Time(s) of Contemporaneity" conta com participações de várias figuras de relevo, nacionais e internacionais, de diversas áreas artísticas, tais como: Tania Bruguera, "artivista" cubana de projetos sociais de longa duração e que no início de 2018 apresentou o seu trabalho no MoMA; Isabel Lewis, artista dominicana residente em Berlim e cuja prática artística cruza crítica literária, dança, coreografia e cultura pop; Flávio Almada, rapper e ativista, membro da Plataforma Gueto, Movimento Social Negro; e Joana Gorjão Henriques, jornalista do "Público", onde escreve sobre temas ligados aos direitos humanos. Por razões de saúde, Boris Groys está impossibilitado de viajar, pelo que, ao contrário do que estava inicialmente previsto, não poderá participar.

O curso vai decorrer ao longo de quatro tardes consecutivas no Palácio dos Correios (edifício do Gabinete do Munícipe), sendo cada dia organizado a partir de dois momentos distintos - workshops de acesso restrito aos inscritos, entre as 15 e as 18 horas, e sessões públicas e de entrada livre, a partir das 18,30 horas.

As inscrições são limitadas a 20 participantes e têm o preço individual de 50 euros. O prazo de inscrição termina já na próxima segunda-feira e os interessados devem seguir as instruções disponíveis no programa completo do curso.

"The Time(s) of Contemporaneity" é o primeiro de um conjunto de cursos dos Colectivos Pláka 2018, no qual se incluem também "Politics of survival: espírito, matéria e futuro", com tutoria de Carlos Costa, Gabriela Vaz-Pinheiro e Jorge Palinhos (coletivo Visões Úteis), e "To school out of school", com tutoria de Ana Rocha e André Sousa.

Os Colectivos Pláka são um dos vários projetos da plataforma PLÁKA, que sistematiza a política da Câmara do Porto para apoio à prática artística contemporânea e de que pode saber todos os detalhes aqui.