Cultura

Cultura em Expansão apresenta no sábado Mapa Emocional de Miraflor 2.0

  • Notícia

    Notícia

#Renato_Cruz_Santos_Mapa_Emocional_01.jpg

O projeto foi ampliado em termos de território e de contributos, sendo a nova versão apresentada no sábado, 22 de junho, no MIRA FORUM.

O projeto "Mapa Emocional de Miraflor" teve início em 2018, no âmbito do programa municipal Cultura em Expansão, e foi desenvolvido num trabalho de proximidade com os moradores da Rua de Miraflor, em Campanhã, testemunha da memória de uma cidade que tem vindo a desvanecer-se, fruto das transformações económicas e sociais que tem sofrido.

Tornou-se assim necessária a realização de pesquisa, recolha e divulgação, preservando o que ainda resta desse passado, através da reunião de memórias relativas ao passado da Rua de Miraflor e das formas de viver o espaço e a rua que foram surgindo ao longo dos últimos anos, que resultaram numa plataforma virtual interativa, onde as histórias da rua ficam disponíveis para todos.

O "Mapa Emocional de Miraflor" teve continuidade em 2019, intensificando a intervenção em Miraflor e ampliando o projeto a ruas adjacentes - Rua do Freixo e Rua da Estação - com o alargamento do território físico, mas integrando diferentes contextos culturais, de que resulta o acrescento de um novo mapa e novos testemunhos à plataforma.

Daí o novo "Mapa Emocional de Miraflor 2.0", que é apresentado às 16 horas de 22 de junho, no MIRA FORUM, seguindo-se um percurso pela Rua de Miraflor e um espetáculo de dança MK Dance da Associação Recreativa Malmequeres de Noêda.

Ainda em junho, o Cultura em Expansão vai apresentar o espetáculo de dança "Explodir em Silêncio Nunca Foi Perturbador", de Tânia Carvalho, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres. Haverá também lugar para a primeira apresentação de "Manda os Teus Pais Passear", do Teatro Experimental do Porto, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, e de "1987", peça de Sara Carinhas e Madalena Palmeira, no Grupo Musical de Miragaia.

A programação completa do Cultura em Expansão 2019 pode ser descarregada AQUI acompanhada na página oficial no facebook.