Sociedade

Conferência internacional debate dois séculos de constitucionalismo eleitoral em Portugal

  • Notícia

    Notícia

#mno_expo_1820_01.JPG

Porto.

O programa de comemorações do bicentenário da Revolução Liberal de 1820 prossegue esta semana, com a conferência internacional "Dois séculos de constitucionalismo eleitoral em Portugal (1820-2020)".

A iniciativa decorre na quinta-feira, dia 24 de setembro, e é comissariada pelos professores Vital Moreira e José Domingues, numa organização do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada - Norte (Porto).

O objetivo principal da conferência desta quinta-feira é assinalar o bicentenário do constitucionalismo em Portugal (1820-2020), em comemoração da Revolução Liberal e das primeiras eleições constituintes em Portugal, promovendo um encontro científico internacional na área da História Constitucional, em geral, e do Parlamentarismo e da Democracia Eleitoral, em particular.

Este evento pretende ser um contributo para a história constitucional e política do parlamento, tendo como ponto de apoio as eleições realizadas para a sua composição.

A abertura dos trabalhos está prevista para as 9 horas, e o encerramento da conferência acontecerá às 18 horas.
Considerando as circunstâncias extraordinárias e a imprevisibilidade provocada pela pandemia de Covid-19, o evento vai realizar-se à distância, por via digital.

A conferência é de acesso gratuito e não requer inscrição. Consulte mais informações.

Lançamento de livro em outubro

Os comissários desta conferência, Vital Moreira e José Domingues, farão no dia 1 de outubro a apresentação do livro "Os 40 dias que mudaram Portugal (Diário da Revolução)", segundo de uma série de três volumes dedicados ao bicentenário da Revolução Liberal.

Esta obra aborda os primeiros quarenta dias da Revolução Liberal - 24 de agosto a 1 de outubro de 1820 -, que alterou completamente o rumo político de Portugal, apoiada com a publicação de fontes primárias fundamentais: documentos oficiais, memórias dos protagonistas da Revolução e relatos jornalísticos. A apresentação realizar-se-á no dia 1 de outubro às 18,30 horas.

Programa completo das comemorações dos 200 anos da Revolução Liberal.