Sociedade

Conferência da OCDE sobre competências começa amanhã no Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_por_do_sol_praia_01.JPG

A Skills Summit'18 Porto junta entre amanhã e sexta-feira na cidade mais de 20 Estados-membros da OCDE e países parceiros. Esta é a primeira vez que Portugal organiza o encontro que, de dois em dois anos, reúne ministros e secretários de Estado responsáveis pelas tutelas das áreas das competências: educação, ensino superior, formação profissional, trabalho, ciência e inovação, desenvolvimento económico e política digital. A conferência é organizada pelo Ministério da Educação e conta com o apoio da Câmara do Porto.

Subordinada ao tema "Competências para um mundo digital", a edição da Skills Summit'18 Porto, que se realiza nos dia 28 e 29 de junho, vai proporcionar um fórum aberto para a discussão sobre como os países estão a trabalhar para garantir aos cidadãos as competências necessárias para participarem plena e efetivamente no mundo digital. E também o que estão os governos a fazer para redesenhar as políticas e as instituições, com o intuito de se tornarem mais sensíveis aos desafios e às oportunidades deste mundo, cada vez mais presente no nosso quotidiano.

Classificadas como "a nova moeda de troca" ou como "o motor de um país", as competências são, por isso, elementos fundamentais para o fortalecimento de cada Estado e das suas gentes, e são também o garante de que a adaptação às mudanças, cada vez mais rápidas no mundo globalizado, decorre com naturalidade.

A última edição da conferência sobre competências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) teve lugar na cidade norueguesa de Bergen, em 2016, e, logo nesse fórum, por proposta do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, ficou decidido que o próximo encontro se realizaria em Portugal, tendo em conta que o país tinha em marcha uma Estratégia Nacional de Competências e iria entrar na sua fase de ação.

A cidade escolhida para a acolher a conferência foi o Porto e, desde o início do ano, o Município tem prestado todo o apoio necessário para a organização da conferência, que terá lugar no Porto Palácio Hotel, nos próximos dois dias.

O logótipo da Skills Summit 2018 foi criado por uma aluna da Escola Artística de Soares dos Reis, em resposta a um desafio lançado pelo Ministério da Educação a esta comunidade escolar.

+ Info: Skills Summit 2018