Mobilidade

Condutores de veículos 125cc têm formação no Parque da Cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_motociclo.jpg

A Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), numa parceria com a Câmara do Porto, promove no próximo sábado uma ação de formação para condutores de motociclos de 125cc.

Concebida para condutores que pretendam iniciar ou reiniciar a condução de um veículo de duas rodas com esta cilindrada, a ação de formação vai decorrer no Queimódromo e as informações podem ser consultadas no site da PRP.

A iniciativa contempla formação teórica e prática e inscreve-se na estratégia de dotar os condutores de motociclos de competências que levem à redução da sinistralidade entre estes utentes da estrada, a qual tem vindo a registar um grande aumento. De acordo com o último relatório mensal da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, relativo a vítimas cujo óbito ocorreu no local do acidente ou durante o percurso até à unidade de saúde, nos primeiros 11 meses de 2017 morreram nas estradas portuguesas 87 condutores ou passageiros de motociclos.

O número de mortos neste período mais do que duplicou (+123,1%) em relação às 39 vítimas mortais ocorridas em igual período de 2016.

Os números de feridos graves e de feridos leves nos motociclos também aumentaram consideravelmente: +24,1% (de 299 para 371) e +20,9% (de 4211 para 5089), respetivamente.

A formação do próximo sábado no Parque da Cidade justifica-se tanto mais quanto vários estudos internacionais têm concluído que, após a formação inicial e alguma experiência adquirida na prática, é possível ainda melhorar os desempenhos da generalidade dos condutores, designadamente através de ações de formação em condução defensiva e na correção de vícios entretanto adquiridos.

As ações de formação incluem um conjunto de exercícios práticos que consistem em realizar slalom, travagens, desvio de trajetória, entre outros, realizados a velocidades baixas que potenciam nos formandos a assimilação e automatização de um conjunto de técnicas de condução específicas à utilização destes veículos.

Saiba como participar, aqui.