Sociedade

Como passou o orçamento proposto por Rui Moreira numa Assembleia Municipal onde não tem maioria?

  • Notícia

    Notícia

#mno_presidentedejunta.jpg

Além dos votos dos 21 deputados eleitos nas listas independentes do movimento Porto, o Nosso Partido, mais cinco deputados acabaram por viabilizar o orçamento para 2019, um dos maiores da história do Porto, que vai permitir investir em grandes obras e na melhoria da qualidade de vida dos portuenses.

Dos cinco deputados que não foram eleitos nas listas de Rui Moreira e que viabilizaram o orçamento, três deles são os da CDU (que se abstiveram), uma é do PAN (que votou favoravelmente) e um é do PS, sendo o Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, que também se absteve.

O PSD, que tem seis deputados, incluindo o presidente da Junta de Paranhos, votou contra, assim como os três deputados do Bloco de Esquerda e onze do PS.

Com esta votação, o orçamento da Câmara do Porto para 2019, que tinha já sido aprovado no Executivo, onde Rui Moreira possui maioria, está definitivamente aprovado.

É a primeira vez que PS e PSD se juntam para tentar chumbar um orçamento na Câmara do Porto, tendo ambos votado ao lado do BE.

A CDU justificou a abstenção com o processo democrático e participado com que o orçamento foi este ano elaborado, tendo sido acolhidas diversas propostas dos comunistas, entre as quais se destaca o apoio ao associativismo popular.

O PAN, que tal como a CDU apresentou, por escrito, propostas ao Executivo de Rui Moreira, viu várias aprovadas e a deputada daquele partido elogiou que os animais estejam a ser banidos dos circos na cidade.

O orçamento aumenta o investimento municipal em áreas como a habitação, requalificação do espaço público e em grandes obras, como as do Mercado do Bolhão, Terminal Intermodal de Campanhã ou equipamentos desportivos.

Os impostos sobre os portuenses voltam a ser reduzidos, sobretudo através da taxa de IMI para os residentes permanentes no Porto. Rui Moreira revelou que o total acumulado de poupança para os contribuintes no IMI em cinco anos da sua governação ultrapassa os 45 milhões de euros, nas três reduções que já aplicou.

Assista ao resumo da sessão, em vídeo
: