Sociedade

Circo contemporâneo anda a conquistar sorrisos pela cidade até domingo

  • Notícia

    Notícia

O malabarista argentino El Fedito tenta hoje, às 19 horas, conquistar nos Jardins do Palácio de Cristal tantos sorrisos como conseguiu ontem no Jardim da Corujeira com o seu "Oyun" ("jogo" em turco), um espetáculo de equilibrismo em que tudo gira em torno de potes, tachos e outros objetos vulgares, desafiando a imaginação e a gravidade.

O espetáculo é de acesso gratuito, como quase todos os que integram a programação do Trengo - Festival de Circo do Porto, que decorre até domingo.

Organizado pela companhia Erva Daninha, em coprodução com o Teatro Municipal do Porto e a PortoLazer, a quarta edição do Trengo tem outra estreia marcada para hoje, também nos Jardins do Palácio de Cristal, às 21,30 horas. Trata-se de "Calor" (que repete no sábado), onde se combina o palhaço com outras artes circenses e a partir da inspiração nos viajantes involuntários que são obrigados a abandonar precipitadamente os seus lares.

Outro dos destaques da programação é a estreia nacional de "78 Tours", da dupla francesa Thibaut Bringnier e Mathieu Lagaillarde, um trabalho de circo tradicional que leva para o espaço público da Praça de D. João I uma "roda da morte", numa linguagem contemporânea e com música ao vivo, sábado e domingo.

Na manhã de sábado, a companhia Erva Daninha apresenta pela primeira vez "Esqueci", projeto de intervenção artística com jovens do Centro Educativo de Santo António, dirigido por Vasco Gomes. Aqui, é explorado o momento em que o corpo está prestes a explodir, o momento exato antes da ação, antes da expressão.

Também no sábado, pelas 17 horas, o festival apresenta em estreia nacional "Gravitas", do israelita Ofir Yudilevitch, nos Jardins do Palácio de Cristal. O espetáculo explora diferentes relações com uma das forças mais poderosas da natureza: a gravidade.

O espetáculo "Mariela Tuba & Clown", da companhia Nuvem Voadora, e a mostra de espetáculos de curta duração "Trengolas" são outras iniciativas do festival, ambas agendadas para domingo, também nos Jardins do Palácio de Cristal.

Da programação do Trengo constam ainda outras atividades, como workshops, visitas a bastidores, treinos abertos, cafés filosóficos e ainda a festa de encerramento que está marcada para a noite de 6 de julho, no Café Rivoli.

Todos os espetáculos do Trengo são para maiores de três anos e gratuitos, exceto "Le Vide - Essai de Cirque", que é para maiores de seis anos e está sujeito a bilheteira.

Saiba tudo ao pormenor AQUI.