Sociedade

Carnaval no Porto com aviso amarelo para chuva, vento e agitação marítima

  • Notícia

    Notícia

#mno_mau_tempo_granizo.jpg

O Porto está sob avisos amarelos para as condições meteorológicas no dia de Carnaval, nomeadamente vento até 80 km/h, chuva e forte agitação marítima, na tarde de terça e o dia de quarta-feira.

A Proteção Civil Municipal avisou para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas durante os dias 5 e 6 de março, nomeadamente ventos fortes e precipitação, bem como de agitação marítima que se manterá pelo dia 7.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, e vento forte com rajadas até 80 km/h durante a partir das 15 horas da terça-feira de Carnaval e até às 6 horas de quarta-feira. Além disso, a agitação marítima deverá sofrer agravamento a partir das 18 horas de terça-feira, com ondas de sudoeste de 4 a 5 metros e passando gradualmente a ondas de noroeste, até às 12 horas de quinta-feira.

Assim, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções e chama especialmente a atenção quanto à circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes.

O período mais crítico ocorrerá entre as 15 horas de terça-feira e as 6 horas de quarta-feira.

Entre as recomendações, destacam-se ainda o especial cuidado na circulação ou estacionamento em áreas arborizadas, bem como o respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes e também aos eventuais cortes de trânsito que sejam necessários implementar nestas zonas. 

A Câmara do Porto, através do Departamento de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundirá os avisos que julgue necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o AVISO 04/2019 (atualização).

Em caso de emergência, contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.