Sociedade

Câmara apoia comerciantes com projeto de consultoria

  • Notícia

    Notícia

#fib_entrega_vinis_comercio_acao_11.jpg

Filipa Brito

Está de volta o projeto municipal que permite aos comerciantes do Porto a realização de um verdadeiro "check-up" ao seu negócio. A iniciativa traduz-se em serviços de consultoria especializada, gratuita, realizada por mentores que entram em ação a partir do próximo mês. Os comerciantes interessados em beneficiar do programa podem inscrever-se até ao dia 5 de fevereiro.

Promovido pela Câmara do Porto pelo segundo ano, após uma primeira edição bem-sucedida em 2017, o projeto pretende apoiar e orientar os comerciantes na gestão do seu negócio, desenvolvendo-se em três fases: diagnóstico, elaboração de planos de ação concretos e de um plano estratégico para o futuro.

A consultoria será efetuada num período máximo de seis meses, contemplando as áreas de Vitrinismo, Atendimento ao Público, Gestão Comercial dos Clientes e Gestão de Negócio.

Na área de Vitrinismo pretende-se avaliar e potenciar, com base nas melhores práticas de vitrinismo e visual merchandising, a estrutura externa e interna da loja, o mobiliário, o layout, a distribuição dos produtos e estratégias utilizadas para atrair os clientes.

No Atendimento ao Público, a ação passará por contribuir para um melhor conhecimento dos clientes e satisfação das suas necessidades e expectativas; a melhoria dos conhecimentos dos profissionais que intervêm no processo de atendimento; o desenvolvimento e sucesso da empresa (estabelecimento/marca); o uso da marca "Porto." no negócio; e a manutenção de um elevado nível de qualidade neste vetor.

Em Gestão Comercial dos Clientes, a consultoria irá incindir sobre matérias como captar novos segmentos de clientes, fidelizar e aumentar a receita nos atuais, comunicar de forma estruturada e com incremento de negócio. Partilhar as ferramentas que permitam implementar no imediato processos de comunicação a clientes atuais e potenciais, utilizando canais digitais, ao mesmo tempo que se trabalha no atendimento presencial tendo em vista o aumento da satisfação.

No que toca à Gestão de Negócio, a ação passa por apoiar, orientar e capacitar os comerciantes na gestão do seu negócio. Reforçar as capacidades de organização e gestão das empresas com o desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva. Através de ferramentas como orçamentos anuais e implementação de relatórios mensais de gestão económico financeiros, os comerciantes serão apoiados no que respeita à construção de estratégia e apoio na tomada de decisão.

NOTAS DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO


- Cada comerciante pode inscrever-se até 5 de fevereiro, devendo escolher uma única área. Após esse período, será feita uma seleção por parte dos mentores, que acompanharão pessoalmente cada comerciante nas diferentes fases.

- As inscrições devem ser concretizadas para o email comercio@cm-porto.pt, ou por telefone 222 097 106.

- Da inscrição deve constar: designação do estabelecimento comercial, morada completa, contato telefónico e email, nome completo do representante, função, escolaridade, contato telefónico e email. Em resposta a cada inscrição, com o objetivo de contribuir para o processo de seleção das candidaturas, é obrigatório o preenchimento e a entrega de documentos disponibilizados pelos serviços através do email comercio@cm-porto.pt. Em anexo encontra a Ficha de Inscrição, que deverá preencher.

- A participação no projeto é gratuita.