Sociedade

Câmara leva comunidades seniores ao mundo aquático do SEA LIFE Porto

  • Notícia

    Notícia

sealife.jpg

Depois de visitas guiadas ao edifício dos Paços do Concelho e ao conjunto arquitetónico dos Clérigos, é a vez de o SEA LIFE Porto receber o programa municipal "O Porto é Lindo! - Roteiros Turísticos +65", concebido para a população sénior da cidade. 

Realizada todas as quartas-feiras à tarde, a iniciativa "mergulha" hoje no mundo aquático, levando ao SEA LIFE um grupo de 54 seniores do Centro de Convívio de Massarelos, da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, e do Centro Social da Sé Catedral do Porto.

Lançado em janeiro passado, "O Porto é Lindo!" consiste na realização de visitas guiadas a vários espaços emblemáticos da cidade, destinando-se a pessoas com mais de 65 anos. Em ano de estreia, vai ao encontro de comunidades de instituições.

O programa tem como objetivo proporcionar aos seniores uma ocupação positiva e ativa do seu tempo livre, utilizando o património móvel, imóvel, cultural e sacro como ferramenta de enriquecimento cultural e de fortalecimento de espírito de cidadania "à moda do Porto".

Para o projeto foram considerados 17 equipamentos da cidade, agrupados em 4 percursos temáticos:

Para o percurso "Igrejas com História e com Estórias", selecionaram-se nesta fase de implementação do conceito o Conjunto Arquitetónico dos Clérigos, a Sé Catedral do Porto e o conjunto formado pelas Igrejas dos Carmelitas Descalços e da Venerável Ordem Terceira de Nª Sra. do Carmo.

Do percurso "Equipamentos Históricos, Monumentais, Patrimoniais e Culturais" fazem parte o Edifício dos Paços do Concelho, o Palácio da Bolsa, a Casa do Infante, o Museu do Carro Elétrico da Cidade do Porto e a Biblioteca Pública Municipal do Porto.

O percurso "Novos Equipamentos Marcantes na Cidade" engloba a Casa da Música, o Museu e Estádio do Dragão, o Planetário do Porto, o Pavilhão da Água, o SEA LIFE Porto e o World Of Discoveries.

Por último, o percurso "Equipamentos Paisagísticos e Ambientais" é constituído pelos Jardins do Palácio de Cristal, pelos Jardins e Quinta de Serralves e pela Casa Andresen-Jardim Botânico do Porto.