Cultura

Árvore gigante acende-se no dia 30 e luzes de Natal chegam a 80 ruas da cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_inauguracao_arvore_natal_2018_04.jpg

A cidade já tem praticamente a instalação das luzes concluída, faltando apenas ultimar a Árvore de Natal, que começou esta semana a ser erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara Municipal. A grande festa de inauguração da época natalícia no Porto acontece durante a tarde do próximo dia 30 de novembro (sábado).

Este ano, um total de 80 avenidas, ruas, praças e jardins da cidade vão ser iluminados por mais de 2,4 milhões de microlâmpadas LED, de baixo consumo, ligadas por quase 26 quilómetros de cabos. A Árvore de Natal terá 31.600 lâmpadas espalhadas pelos seus 30 metros de altura e será inaugurada pelas 18 horas, após uma tarde de festa nos Aliados.

O Natal mais iluminado de sempre no Porto chega pela primeira vez ao Quarteirão de Miguel de Bombarda, às praças da República e de Guilherme Gomes Fernandes, à Avenida de Fernão Magalhães, às ruas da Boavista e do Doutor Antunes Guimarães, ao Largo do Padrão, mas também às ruas da Firmeza, dos Caldeireiros, de Sá Noronha, da Igreja da Areosa, de Augusto Luso, da Assunção, de Cândido dos Reis, de Santa Teresa e de Vale Formoso, no total de 20 novas localizações.

A definição destes e de outros locais foi articulada entre o Município e a Associação de Comerciantes do Porto, tendo em atenção os fluxos de público pelas zonas de maior presença de comércio tradicional e os pontos de interesse da cidade durante esta época festiva.

A solução global de decoração tem o branco como cor predominante, sendo conjugada com detalhes em azul, verde e vermelho. Estrelas de vários feitios, árvores, presentes, velas e pormenores circulares são as formas mais frequentes na ornamentação. No total, serão utilizados 1.045 suportes decorativos (aéreos e laterais) e mais de 26 quilómetros de cabelagem, num investimento municipal que supera este ano os 375 mil euros.

O programa da inauguração da Árvore de Natal da cidade, que pesa 16,4 toneladas e terá este ano 30 metros de altura e 12 metros de diâmetro, será brevemente revelado. Depois da grande festa, o símbolo maior da época natalícia no Porto terá as suas 31.600 lâmpadas diariamente ligadas a partir das 17,30 horas, até ao Dia dos Reis.