Sociedade

Arqueossítio da Rua de Dom Hugo abre-se hoje a visitas fora de horas

  • Notícia

    Notícia

#fib_Arqueossitio_1.jpg

O ciclo de Visitas Fora de Horas do programa dos museus municipais do Porto propõe para hoje a descoberta do Arqueossítio da Rua de Dom Hugo, a partir das 18 horas. 

Situado nas traseiras da Sé, próximo da Casa-Museu Guerra Junqueiro (onde podem ser obtidas mais informações), o Arqueossítio encerra a mais longa sequência estratigráfica da ocupação humana no Porto, vestígios que testemunham a longa diacronia do aglomerado, com origens no I milénio a.C.

Em apenas três metros de profundidade, foram ali detetadas 20 camadas arqueológicas, integrando ruínas arquitetónicas e espólios dos séculos IV-III a.C. até à atualidade. A intervenção arqueológica realizada no local em 1984-87 foi fundamental para o conhecimento da história da cidade ao identificar, pela primeira vez, vestígios do castro proto-histórico e da urbe romana (Cale) que lhe sucedeu, bem como dos períodos suevo-visigótico e altimedieval, quando a antiga civitas (Portucale) foi elevada a diocese.

No interior do imóvel da Rua de Dom Hugo, do século XIX, que reaproveita partes de edificações anteriores, foram ainda descobertos vestígios do antigo urbanismo. Os restos de habitações e arruamentos da Baixa Idade Média permitem reconstituir alguns traços do urbanismo antigo desta área, interessante pela proximidade a que se encontra da cerca muralhada, registando-se ainda interessantes vestígios das épocas moderna e contemporânea.

Habitualmente visitável de terça-feira a domingo (exceto feriados), entre as 10 e as 17,30 horas, o Arqueossítio recebe a Visita Fora de Horas de hoje às 18 horas. A participação é feita mediante aquisição de bilhete (2,20€) online ou nos locais habituais.

Mais informações na Casa-Museu Guerra Junqueiro, através do telefone 222 003 689 ou do e-mail museuguerrajunqueiro@cm-porto.pt