Cultura

Ano Britânico começa a ser celebrado esta sexta-feira na Casa da Música

  • Notícia

    Notícia

#mno_orquestra_CM.jpg

A Casa da Música dá hoje início oficial ao Ano Britânico com um showcase de compositores do Reino Unido e um concerto de Sagração Britânica.

O arranque é o pretexto para trazer ao Café da Casa da Música, às 19 horas, quatro compositores que se têm revelado como certezas de uma nova geração na última década - Emily Howard, Philip Venables, Edmund Finnis e Daniel Kidane.

Mais tarde, às 21 horas, na Sala Suggia, o Coro e a Orquestra Sinfónica juntam-se num mesmo concerto para ilustrar três momentos áureos da composição em terras de Sua Majestade.

A Sagração Britânica é apresentada por um conjunto de peças instrumentais Lachrimae, de John Dowland, Harrison Birtwistle, Gustav Holst e Thomas Arne conduzidas por dois maestros: Baldur Brönnimann a dirigir a orquestra e Paul Hillier o coro da Casa da Música.

O concerto desta noite terá como convidados o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, a sua homóloga britânica, Karen Bradley, e o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

O programa para o primeiro fim de semana britânico inclui ainda uma conferência que reúne distintas personalidades da vida cultural europeias, como Sir Nicholas Kenyon, Cathy Graham, Susanna Eastburn e Emmanuel Hondré. O musicólogo Tom Service irá moderar o debate sobre o impacto do Brexit na vida musical britânica, este sábado, às 16,30 horas.

De entre a maratona de concertos com sotaque inglês, destaque para "Inglaterra hoje", com dois maestros e a soprano inglesa Juliet Fraser, três das maiores figuras da música britânica dos nossos dias, que dão a conhecer obras recentes dos seus catálogos, às 18 horas, na Sala Suggia.

No domingo, também pelas 18 horas, há ainda para ver um espetáculo "onde a música está em sintonia com vida das palavras", nas palavras de William Byrd, apelidado de pai da música e o mais brilhante discípulo de Thomas Tallis. "A vida das Palavras" tem direção musical de Paul Hillier.

Até domingo, a Casa da Música estará de portas abertas ao público, com várias iniciativas de acesso livre, entre assistir a ensaios, participar em workshops, visitar palcos e bastidores.

Consulte aqui o programa completo.