Cultura

A mais célebre tragédia de amor portuguesa sobe ao palco do TNSJ

  • Notícia

    Notícia

#Rui_Mateus_Luana_Santos_Reinar_Depois_de_Morrer.jpg

"Reinar depois de morrer" é o nome do espetáculo que leva a célebre história de amor de D. Pedro e D. Inês de Castro ao palco do TNSJ - Teatro Nacional São João entre esta quinta-feira e o próximo sábado.

O espetáculo conta com as interpretações de Margarida Vila-Nova e José Neves no papel das personagens principais, além de João Lagarto a interpretar o Rei D. Afonso IV, responsável pela execução da rainha póstuma de Portugal.

Com estreia às 21 horas de amanhã, "Reinar depois de morrer" sobe novamente ao palco do TNS à mesma hora de sexta-feira e às 19 horas de sábado, retratando o episódio histórico no qual a razão de Estado se opõe e sobrepõe ao amor e à liberdade individual.

A peça em três atos com que a Companhia de Teatro de Almada recupera parte do texto do dramaturgo espanhol Luis Vélez de Guevara, tem encenação de Ignacio García.

"Reinar depois de morrer" confronta o espectador com uma problemática: "a supremacia das conveniências sobre o indivíduo - sempre mais frágil - que as questiona".

Publicado pela primeira vez em Portugal em 1652, o texto conta com a adaptação de José Gabriel Antuñano e tradução de Nuno Júdice.

//

"Reinar depois de morrer" - M>12 anos 

Bilhetes de €7,50 a €16

Na récita de 6 de dezembro, está prevista uma conversa pós-espetáculo com a equipa criativa.

+info: TNSJ