Covid-19

Todos os arrendatários comerciais do Município ficam com redução de rendas a 50%

A medida de redução em 50% do valor das rendas devidas pelos comerciantes instalados em prédios municipais será também aplicada a todas as empresas municipais com inquilinos comerciais, nomeadamente Porto Vivo, SRU, Domus Social e Ágora.

Cidade voltou a acordar com novos mupis e mensagens sobre medidas preventivas

O Município do Porto reforçou a campanha de comunicação lançada em outubro e apresenta hoje à cidade mais três variantes das mensagens que alertam para a importância do cumprimento das regras.

Câmara do Porto é finalista do Prémio de Políticas Públicas pela deteção precoce de Covid-19 em lares

A Câmara do Porto é uma das cinco finalistas do Prémio IPPS-Iscte Políticas Públicas. A nomeação resulta do projeto “Programa municipal de deteção precoce de Covid-19 em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da cidade do Porto”. Os vencedores são conhecidos no dia 20 de novembro, numa cerimónia online.

"The Guardian" escolhe campanha do Porto para ilustrar notícia sobre a segunda vaga da pandemia na Europa

O jornal britânico de referência lança um artigo online sobre a segunda vaga da pandemia, em que descreve as medidas adotadas por vários países europeus. Como foto de capa elege uma rua vazia da Baixa do Porto, com enfoque num dos mupis que integra uma massiva campanha de comunicação do Município.

Câmara do Porto quer isentar as atividades económicas de taxas municipais até ao final de 2021

O Executivo de Rui Moreira vai incluir no Orçamento Municipal para 2021 uma extensão das medidas de apoio aos estabelecimentos e agentes do tecido económico, comercial e empresarial da cidade até dezembro de 2021. A medida tem um impacto orçamental superior a 315 mil euros.

Pousada da Juventude do Porto | Acolhimento Provisório para Pessoas com Teste Negativo à COVID.19

A Pousada da Juventude do Porto | Estrutura Distrital de Acolhimento Provisório para Pessoas com Teste Negativo à COVID.19, fará o acolhimento de pessoas provenientes de estruturas residenciais de idosos que necessitem de segregar pessoas que testaram positivo e que não reúnam condições para o efeito na respetiva estrutura residencial ou excecionalmente para pessoas idosas que perderam cuidadores por teste positivo à COVID.19 (carácter excecional).

Pousada da Juventude do Porto tem 35 camas prontas para receber pessoas com teste negativo à Covid-19

A Pousada da Juventude do Porto está a funcionar, a partir desta quarta-feira, como estrutura distrital de acolhimento provisório para pessoas não-infetadas e os primeiros utentes podem chegar já nos próximos dias. Tem 35 camas, mas a capacidade pode dobrar. Integralmente financiada pelo Município do Porto, que disponibiliza 300 mil euros, a resposta está apta a funcionar até 31 de março de 2021, mas em finais de janeiro é reavaliada a sua manutenção.

Rui Moreira em entrevista ao Polígrafo acusa DGS de má gestão da comunicação desde o início da pandemia

O presidente da Câmara do Porto acusa a DGS de "uma comunicação catatónica". Com o país a atravessar a segunda vaga da pandemia, Rui Moreira afirmou em entrevista ao Polígrafo, na SIC Notícias, que tem dificuldade em entender os efeitos práticos de "medidas intermédias", insiste em campanhas de comunicação pedagógicas dirigidas à população, e esclarece por que foi desativado o hospital de campanha. Pede ainda que os municípios deixem de ser encarados como "os bombeiros do Governo".

Município estabelece quais feiras e mercados estão autorizados a realizar-se

À luz das competências atribuídas às autarquias pelo Conselho de Ministros, no âmbito da pandemia de Covid-19, o Município do Porto decidiu autorizar a realização de um lote de feiras e mercados na cidade, por entender que estão reunidas, no atual momento, as condições de segurança para tal.

Câmara do Porto reforça proteção civil com divisão de planeamento e monitorização de risco

A próxima reunião de Câmara, na segunda-feira, dia 9 de novembro, vai votar a proposta de criação da Divisão Municipal de Planeamento e Monitorização de Risco, que permitirá reforçar a capacidade preventiva e de resposta da Proteção Civil Municipal.