Mobilidade

Zonas-piloto especiais dão prioridade ao pagamento do estacionamento com aplicações móveis

  • Notícia

    Notícia

#fib_rua_alves_redol_concluida_02.jpg

Filipa Brito

A partir de segunda-feira, dia 12 de outubro, entra em vigor a experiência-piloto de implementação das ZEPE (zona especial de pagamento eletrónico), onde se privilegia o pagamento do estacionamento através das aplicações móveis.

A experiência-piloto arranca no Bonfim e Asprela, com sinalética de sensibilização dos utentes para as vantagens de fazer o pagamento por meios eletrónicos: não necessita de moedas, não necessita de se deslocar à máquina de pagamento, pode estender o tempo de estacionamento à distância, e só paga o que utiliza, uma vez que as aplicações móveis permitem interromper antecipadamente o estacionamento, pagando apenas o tempo gasto.

As vantagens verificam-se também ao nível sanitário, já que a utilização das aplicações móveis evita o toque em superfícies expostas, consideradas como potencial fonte de transmissão da Covid-19.

Há duas aplicações móveis disponíveis na cidade do Porto que permitem fazer o pagamento do estacionamento: Telpark ou Via Verde.

Reorganização do estacionamento

Também a partir de segunda-feira entra em vigor a reorganização do estacionamento sujeito a pagamento nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada do Bonfim e Soares dos Reis, com o intuito de melhorar as condições de mobilidade e de usufruto do espaço público nesta área da cidade, e de forma a aliviar a pressão de estacionamento existente.

Serão criados novos lugares de estacionamento sujeito a pagamento na Rua do Bonfim (zona 16), Avenida de Camilo (zona 16), Rua de António Granjo (zona 20) e Rua de António Carneiro (zonas 16 e 20). Nestes arruamentos será aplicada a tarifa de 60 cêntimos por hora.

Adicionalmente, serão reservados lugares de estacionamento exclusivo a residentes com avença nas ruas de D. Agostinho de Jesus e Sousa e do Cardeal D. Américo, envolventes do Jardim de Paulo Vallada.

Os moradores interessados em requerer a avença anual de residente podem fazê-lo online, através do Balcão Virtual. No caso de total impossibilidade de submissão online do pedido, a avença pode ser requisitada presencialmente no Gabinete do Munícipe. O atendimento presencial requer marcação prévia através da Linha Porto. 220 100 220, disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.

A avença é válida apenas para a zona da residência e não corresponde a um lugar reservado, pelo que o titular de uma avença sujeita-se sempre à existência de lugar vago. O valor da avença anual para a primeira viatura é de 25 euros acrescido do valor de 15 euros para a emissão do dístico, com validade pelo período de um ano civil.

O pagamento da avença é anual e deve ser efetuado até ao dia 15 do mês de dezembro do ano civil anterior, por forma a permitir a sua utilização no ano seguinte. A avença caduca se o valor anual não for pago dentro do prazo referido.