Mobilidade

Zonas pedonais temporárias vão ter continuidade até ao final do ano após balanço positivo

  • Notícia

    Notícia

#mno_ruas_pedonais_temporarias_01.JPG

Miguel Nogueira

O projeto municipal das zonas pedonais temporárias, que teve

início em junho e cuja duração estava inicialmente prevista até ao final de setembro, vai ter continuidade pelo menos até ao final do ano, depois do balanço positivo que o Município do Porto atribui à medida. A partir do dia 10 de outubro, a Rua de José Falcão passa a integrar o lote das dez artérias do centro do Porto que, todos os fins de semana, resgatam espaço público para os cidadãos.

É uma nova fase para as zonas pedonais temporárias aquela que se inicia já a partir de amanhã, dia 3 de outubro. Depois de três meses em funcionamento, também elas ganharam o seu espaço vital, graças à boa adesão da população, que passou a encará-las como espaços de lazer.

Na generalidade, os condicionamentos mantêm-se os mesmos, salvo ajustes realizados em duas artérias, que a autarquia considerou pertinentes. Assim, a partir deste sábado, será permitida a circulação de trânsito automóvel individual na Rua de Passos Manuel, onde a medida deixa lastro e se mantém presente com espaço conquistado às vias de trânsito, como denota o mobiliário urbano que permanece no local.

Por outro lado, a Rua da Picaria deixa de estar condicionada aos sábados de manhã, uma vez ponderado o exercício de atividades comerciais que exige cargas e descargas amiúde, neste período de tempo. Somente neste caso, o horário de zona pedonal temporária foi ajustado a partir das 14 horas de sábado estendendo-se, como em todas as outras artérias, até às 20 horas de domingo.

A grande novidade é a entrada da Rua de José Falcão neste circuito, não a partir de amanhã, mas com início marcado para o segundo fim de semana de outubro, dia 10.

Recorde-se que a medida experimental segue as melhores práticas das cidades europeias que colocam a sustentabilidade no topo das suas preocupações. Além de motivar os cidadãos para uma mobilidade mais verde e consciente, privilegiando o uso de modos suaves como a bicicleta e a trotinete, visa potenciar uma nova experiência de lazer e compras, numa altura em que o distanciamento social também não pode ser ignorado.

Durante o verão, a Câmara do Porto testou ainda em algumas destas artérias um programa de animação, dinamizado pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto. Entre aulas de exercício físico, atividades lúdicas para os mais pequenos, jogos tradicionais, provas de bicicleta, partidas de minigolfe, espetáculos e teatros de rua, novo circo, e tantas outras propostas, a adesão superou as expectativas.

10 zonas pedonais temporárias

As zonas pedonais temporárias são também zonas de coexistência de transportes públicos, veículos de moradores, que podem assim aceder a parques de estacionamento, e para cargas e descargas. No seu interior, a velocidade máxima é de 20 km/hora e, no caso das cargas e descargas, só são permitidas entre as 6,30 e as 11 horas de sábados e domingos.

Mas há duas exceções: a Rua do Almada e a Avenida Rodrigues de Freitas ficam totalmente condicionadas à circulação do trânsito automóvel no horário de funcionamento das zonas pedonais temporárias (na maioria dos casos, das 8 horas de sábado às 20 horas de domingo). As deslocações de transportes públicos, cargas e descargas de transportes de mercadorias, os acessos dos moradores e ainda os estacionamentos estão interditos.

Movida*

- Rua de Conde de Vizela, Rua da Fábrica e Rua de Santa Teresa;

- Rua de Avis, no troço compreendido entre a Rua de Santa Teresa e a Praça de D. Filipa de Lencastre (arruamento sul).

* das 20 horas de sexta-feira às 20 horas de domingo

Almada

- Rua do Almada;

- Rua da Picaria.**

** das 14 horas de sexta-feira às 20 horas de domingo

Miguel Bombarda

- Rua de Miguel Bombarda, no troço compreendido entre a Rua do Rosário e a Rua de Diogo Brandão.

Virtudes

- Passeio das Virtudes.

Rodrigues de Freitas

- Avenida Rodrigues de Freitas
.

José Falcão***

- Rua de José Falcão.

*** a partir de dia 10 de outubro.