Cultura

Zonas pedonais temporárias da Baixa proporcionam animação a pequenos e graúdos

  • Notícia

    Notícia

Os fins de semana na cidade do Porto são já sinónimo de diversidade e muita animação pelas zonas pedonais temporárias e neste não foi exceção. Performances de rua, desportos infantis, oficinas e jogos tradicionais fizeram as delícias dos muitos portuenses e visitantes que optaram por desfrutar de um domingo de sol ao ar livre. 

No último domingo, três artérias da cidade Invicta (Avenida de Rodrigues de Freitas, Rua de Passos Manuel e Passeio das Virtudes) voltaram a acolher um conjunto de iniciativas a pensar em toda a família.

As atividades começaram logo pela manhã, transformando a Avenida de Rodrigues de Freitas no local ideal para a prática de desportos infantis.

Percursos de bicicleta para testar a coordenação e destreza de jovens ciclistas, obstáculos com vários níveis de dificuldade, permitindo a execução de manobras e dois campos de mini ténis, instalados em plena rua, proporcionaram a várias crianças momentos de animação e atividade física.

Durante a tarde, houve espaço para uma oficina de movimento e dança, através de uma aula de expressão corporal que desafiou adultos e crianças a moverem-se; "Jogos do Hélder", com um enorme tabuleiro de sentido único, apresentando diversos desafios para se jogar com os pés ao invés das mãos; e ainda um conjunto de performances itinerantes com personagens peculiares que deram mais vida às artérias da cidade.

Na Rua de Passos Manuel, a Quideia Animações captou a atenção dos transeuntes com o chef malabarista Luigi. Vestido a rigor e manuseando os seus utensílios de cozinha eficientemente, o chef surpreendeu os pequenos e graúdos que por ali passavam.

Já na Avenida Rodrigues de Freitas e na Rua de Passos Manuel foi a vez da competente equipa médica, composta pelo Dr. Kazoobo e pela sua esposa, garantirem o bem-estar e a saúde de todas as árvores e plantas, arrancando vários sorrisos aos curiosos que passeavam pela artéria.

Ainda no Passeio das Virtudes, com vista privilegiada para o Rio Douro, a Seistopeia brindou os presentes com um pastor de plantas, que levou dois espíritos da Terra a passear pelo jardim, captando a atenção para a beleza daquilo que nos rodeia e que tantas vezes acaba esquecido e descuidado.

No próximo fim de semana, a animação regressa com mais oportunidades e propostas para todas as idades, que convidam a desfrutar do espaço público.