Cultura

Zonas pedonais da cidade recebem ciclistas e artistas de rua neste domingo

  • Notícia

    Notícia

#JQ_zonas_pedonais.jpg

À semelhança das semanas anteriores, no próximo domingo, dia 23 de agosto, as ruas do Porto vão ser invadidas por ciclistas e muita animação de rua.

Neste fim de semana o sol vai estar à espreita, e a cidade convida todos os moradores e visitantes a desfrutar do bom tempo e a usufruir do espaço público.

Para isso, entre as 9 e as 19 horas de domingo, três artérias das zonas pedonais temporárias do centro da cidade - Avenida de Rodrigues de Freitas, Rua de Passos Manuel e Passeio das Virtudes - voltam a receber um conjunto de propostas de animação variadas, dedicadas a pequenos e graúdos.

Desta forma, a manhã deste dia será dedicada aos amantes de bicicletas e da prática da modalidade. Durante a tarde, haverá diversos números de teatro de rua e de marionetas, a pensar em toda a família.

Com uma programação de atividades diversificada, a iniciativa decorre todas as semanas até ao final do verão.

De forma a garantir a segurança e bem-estar de todos, as atividades organizadas pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto têm acesso gratuito, com lotação limitada, e foram planeadas de acordo com as normas definidas pela Direção-Geral de Saúde.

PROGRAMA

Avenida de Rodrigues de Freitas

- Das 9 às 15 horas | Ciclo-Oficina

O Praça de Alegria Futebol Clube e o coletivo Ócio propõem uma jornada dedicada às bicicletas, com ponto de encontro às 9 horas na sede do emblema portuense. O grupo partirá dali para um pequeno passeio ciclo-turístico e, pelas 11 horas, decorrerá a Ciclo-Oficina. No final, haverá um almoço e uma conversa entre os participantes.

- Das 16 às 19 horas | EZ Sub

O Projeto EZ apresenta mais uma das suas criações, navega desorientado pela rua. Esta máquina cénica de grande formato vai transportar os transeuntes para uma nova realidade, transformando-se em atores e performers.

Avenida de Rodrigues de Freitas e Rua de Passos Manuel

- Das 16 às 19 horas | Inspectores

Os palhaços Le Persil Noir, dupla que combina teatro e circo, interpretam dois inspetores COVID que com as suas fitas métricas, borrifadores, apitos e outros adereços garantem que todas as normas de segurança são respeitadas.

Rua de Passos Manuel

- Das 16 às 19 horas | Seerius

A Companhia Marimbondo apresenta um curioso casal, vindo não se sabe bem de onde, que exibe pela rua com orgulho os seus novos rebentos.

Passeio das Virtudes

- Das 16 às 19 horas | Os Monstrengos

O Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta um espetáculo repleto de fantasiosas criaturas marinhas. Trata-se de um alerta para a proteção marinha, um apelo à consciência humana e uma homenagem ao mar e seus segredos.