Turismo

Zona da Lapa beneficiada com unidade hoteleira, novos arruamentos e zona verde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A abertura de uma nova unidade hoteleira na zona da Lapa, esta quinta-feira, vai permitir uma regeneração urbanística na zona, já que o projeto inclui a reabilitação e expansão de infraestruturas viárias, principalmente nas ruas de Cervantes e Alves Redol, abertas, entretanto, à circulação automóvel, e a criação, no espaço de um ano, de um parque urbano, com 17 mil metros quadrados, para usufruto da cidade e de quem a visita.

O investimento, de 56 milhões de euros, prevê a criação de 119 postos de trabalho diretos e 120 indiretos. Em termos ambientais vai promover a abertura de uma extensa área verde, que serve, entre outras coisas, de sumidouro de carbono, mas também, urbanisticamente, contribui para a requalificação da zona da Lapa.

Recorde-se que, do total de terrenos – ao abandono – adquiridos pelo Grupo Mercan, 14.500 metros quadrados foram cedidos à autarquia para o parque, que, juntando as parcelas municipais, oferecerá à cidade um espaço verde com 17 mil metros quadrados. A estes, juntaram-se três mil metros quadrados para os arruamentos, que ajudam à mobilidade na zona mais central da cidade.

Todos estes investimentos no turismo inserem-se na estratégia municipal para o setor - "Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto", apresentada no final de 2022 –, passando o seu crescimento muito pela diversificação, quer de quem visita a cidade, quer oferta de produtos e serviços turísticos. Uma capacidade que permite posicionar o Porto entre os melhores destinos de cidade do mundo, conforme foi já reconhecido pelos World Travel Awards.

A inauguração desta unidade hoteleira, um dos mais recentes investimentos do Grupo Mercan em parceria com a RA Group (Referência Arrojada Group), sob a marca Renaissance, que pertence à Marriott International, contou com a presença da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal/Associação de Turismo do Porto (ATP), Luís Pedro Martins, entre outros convidados.