Sociedade

Xangai continua a querer descobrir o Porto e nova delegação visitou a cidade

  • Notícia

    Notícia

Uma delegação oficial de Xangai visitou o Porto e manteve contactos com responsáveis políticos e culturais do Município, no âmbito da geminação existente entre as duas cidades desde 1995 e tem vindo a ser empenhadamente aprofundada.

A comitiva foi liderada por Mo Fuchum, vice-presidente da Assembleia Popular do Município de Xangai e presidente da Federação de Câmaras de Comércio daquela que é a maior cidade chinesa e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 24 milhões de habitantes.

Mo Fuchum foi recebido pelo presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, com quem teve uma reunião nos Paços do Concelho, sendo depois convidado pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, para um almoço na Casa do Roseiral. Foi também ocasião para observar no Jardim das Cidades Geminadas (Palácio de Cristal) a evolução das duas Magnólia (planta simbólica de Xangai) oferecidas à cidade em 2014, aquando da visita de Yin Yicui, a presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Municipal de Xangai.

Tendo presente o aprofundamento da geminação entre as duas cidades, em que a vertente cultural é uma das mais fortes, a delegação da República Popular da China foi também guiada numa visita à Casa do Infante, onde a história do Príncipe Descobridor e da Epopeia Portuguesa é contada num centro interpretativo e onde amanhã é inaugurada uma exposição sobre o comércio tradicional do Porto.

A visita de Mo Fuchum à Invicta terminou com a passagem pelo Rivoli, onde ficou a conhecer a programação da nova temporada do Teatro Municipal do Porto através da sua diretora executiva, Francisca Carneiro Fernandes.

Recorde-se que a geminação Porto-Xangai foi renovada em maio passado com a assinatura de um memorando de entendimento 2018/2020, sendo então ocasião para o Porto receber o vice-presidente do município, Shi Guanghui. Em junho, seria a vez de uma delegação do Porto - chefiada por Rui Moreira e integrando o seu adjunto para a Cultura, Guilherme Blanc, o diretor do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, e o chefe da Divisão Municipal de Relações Internacionais e de Protocolo, João Paulo Cunha - visitar Xangai e dar mais um passo na aproximação das políticas culturais das duas cidades.

Já em novembro, a cidade do Porto marcou presença na Feira China International Import Expo, no Pavilhão Nacional na Feira de Xangai. Esta participação teve como principal objetivo dar a conhecer as potencialidades de investimento na Invicta, nomeadamente com a apresentação da InvestPorto, e as potencialidades turísticas da cidade.

As relações estão, por isso, cada vez mais fortes e a comunicação social chinesa tem evidenciado crescente interesse pelo Porto, como o atestam várias entrevistas dadas por Rui Moreira. A mais recente trouxe mesmo ao Porto uma equipa da cadeia de televisão CGTN, presente em mais de 100 países do mundo e com um alcance superior a 85 milhões de espectadores, para uma conversa com o presidente da Câmara.