Cultura

WOMEX recebe candidaturas de 100 artistas para espetáculo de abertura

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

#mno_ci_womex_22.jpg

Porto.

Cerca de 100 artistas responderam à open call e integraram 50 propostas para o espetáculo de abertura do WOMEX. A edição de 2021 do festival The World Music Expo está prevista realizar-se em outubro, no Porto.

O desafio foi lançado pela Why Portugal, associação empresarial de internacionalização da música portuguesa, que é parceira e patrocinadora da noite inaugural do WOMEX 2021.

Agendado para daqui a oito meses, o espetáculo de abertura do WOMEX terá como foco as tradições e raízes da música folk em Portugal e territórios musicalmente conectados. O objetivo é, por isso, o de apresentar intercâmbios musicais à volta das tradições folk com estrutura profissional e capacidade ou potencial de internacionalização.

Tendo a recetividade de vários profissionais de música em Portugal – desde artistas a empresas, agentes a produtores – sido elevada, caberá agora a um júri internacional a tarefa de selecionar as melhores propostas, entre as 30 individuais e as 20 propostas em conjunto apresentadas.

Nova open call abre no início de março

Em comunicado, a Why Portugal informa ainda que está a ser preparada uma nova open call para o início de março, desta feita dirigida aos artistas de todo mundo.

O site oficial do evento levanta um pouco mais do véu, ao deslindar que as propostas se dirigem para o showcase, o club summit, e ainda para as conferências e exibição de filmes que vão integrar a agenda do evento.

A edição de 2021 do WOMEX está planeada para os dias 27 a 31 de outubro, na Alfândega do Porto.