Cultura

Womex anuncia os primeiros artistas a atuar no Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_ci_womex_20.jpg

Porto.

O maior evento global da indústria musical acontece em vários locais da cidade entre 27 e 31 de outubro e os primeiros 26 artistas selecionados, oriundos de 31 países de todo o mundo, já são conhecidos. Além dos “showcases”, o Womex 2021 traz encontros musicais diversificados, uma feira comercial, palestras e filmes.

Do continente africano vêm os malianos Al Bilali Soudan, os ganenses Alogte Oho & His Sounds of Joy, o sudanês Ebo Krdum, a cabo verdiana Neuza e, do Uganda, a Nakibembe Xylophone Troupe, além da luso-angolana Pongo, do coletivo egípcio Mazaher e do quarteto franco-marroquino Bab L'Bluz.

Do outro lado do Atlântico, o Womex assiste às atuações dos mexicanos Chalanes Del Amor, dos colombianos Ghetto Kumbé, da argentina Sofía Rei e, vindo do Brasil, Mateus Aleluia.

A lista inclui, ainda, a música asiática da japonesa Aragaki Mutsumi e dos sul coreanos Dongyang Gozupa, e os nomes de Rangamatir Baul, da Índia, do Sahib Pashazade Duo, do Azerbeijão, e do Tolgahan Çoğulu & Sinan Ayyıldız Duo, da Turquia.

A Europa é representada pela escocesa Brìghde Chaimbeul, os belgas Echoes of Zoo, a banda ucraniana Hudaki Village Band, ou o espanhol Rodrigo Cuevas. Entre os artistas em “showcase” estão o trio Boi Akih, da Indonésia e dos Países Baixos e o conjunto franco-sírio Naïssam Jalal & Rhythms of Resistance, entre outros.

Nesta edição, haverá também espaço para o projeto Procultura, financiado pela União Europeia, que se propõe a apoiar seis produtores ou agentes musicais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste. As candidaturas decorrem até 6 de julho.

Com epicentro na Alfândega do Porto e passagem pela Casa da Música, Teatro Rivoli, Coliseu do Porto, Teatro Nacional de São João, Teatro Sá da Bandeira, Hard Club, Cinema Passos Manuel e também pela Praça de D. João V., o Womex 2021 resulta de um investimento na ordem dos 1,7 milhões de euros, onde se inclui a contribuição de 620 mil euros da parte da Câmara do Porto.

As entradas, que dão acesso a todas as atividades dos cinco dias e ainda o acesso de um ano ao espaço virtual do WOMEX, já se encontram à venda.