Política

Websites "Porto." mais inclusivos com informação que já pode ser ouvida

  • Notícia

    Notícia

#mno_ouvir_porto_ponto.jpg

O portal de notícias "Porto." lançou a funcionalidade ReadSpeaker na maioria dos seus conteúdos, permitindo assim aos cidadãos com dificuldades de vária índole ouvirem as notícias que por qualquer razão não consigam ler.

Esta medida, que alguns utilizadores terão já constatado, foi implementada por iniciativa do Gabinete de Inclusão, tutelado pelo Pelouro da Coesão Social na Câmara do Porto, e vem potenciar um ambiente de consulta ainda mais amigável.

Acessível também já no portal institucional da Câmara do Porto (www.cm-porto.pt), o ReadSpeaker é de fácil utilização, bastando para tal clicar com o cursor do computador na tecla "Ouvir" que se encontra sempre entre a imagem e o título de cada texto, do lado esquerdo.

Com esta nova funcionalidade, o Gabinete de Inclusão pretende tornar mais fácil o acesso às notícias e outras informações especialmente por parte de pessoas com problemas de visão, mas também por quem tenha dificuldades de leitura, bem como por pessoas idosas ou que estejam a desempenhar outra tarefa em simultâneo.

Para já, o ReadSpeaker está disponível na versão web do portal. Mas, brevemente, também os utilizadores do "Porto." que consultam o Portal de Notícias do Porto através da app (a aplicação de telemóvel para Android e iOS) terão acesso à nova funcionalidade.